Pedras portuguesas podem ser usadas em vários ambientes da casa

Das calçadas para o interior das residências, o material oferece um charme a mais na decoração do espaço

Andréa Moreira
Repórter
6/9/2012
Decoração com pedra portuguesa

Rústica e ao mesmo tempo delicada, de cores variadas e com a possibilidade de ser aplicada tanto no ambiente externo como interno. Essas são apenas algumas das qualidades da pedra portuguesa, que por muito tempo foi utilizada na confecção de calçadas, mas que está sendo empregada no chão e paredes das residências, como explica a designer de interiores Fabiana Visacro. "O uso da pedra portuguesa pode conferir ao espaço ares mais rústicos, retro ou contemporâneo, de acordo com a ambientação dada."

Já a arquiteta Estela Netto ressalta que essas pedras possuem uma única restrição, em ambientes de circulação. "Deve-se analisar bem o espaço para verificar se o uso é indicado. Caso o ambiente seja muito estreito, não indico o uso, pois como as pedras têm muita textura, elas podem machucar as pessoas. Muito irregular e rústica, as pedras portuguesas proporcionam um visual mais interessante se formarem grandes painéis. Quando elas são colocadas em pequenos detalhes no espaço, a tendência é que as irregularidades, característica dessa pedra, fiquem em grande evidência gerando um aspecto até mesmo negativo ao espaço", diz.

A arquiteta explica ainda que utiliza outros materiais na composição de seus trabalhos. "Em um de meus projetos, as pedras portuguesas foram colocadas uma a uma, formando um grande painel que proporciona ao ambiente mais aconchego. Para criar um efeito cenográfico, utilizei spots com lâmpadas AR 70, que valorizam a textura da pedra enaltecendo ainda mais esse recurso no espaço", acrescenta.

As pedras portuguesas apresentam outro atrativo, pois, em comparação com outras pedras, elas possuem um custo bem baixo, como explica a também designer de interiores, Laura Santos. "A demanda por manutenção, comparada aos outros diversos materiais, é baixa. A única coisa que encarece o produto é a sua instalação. É muito importante que a mão de obra seja especializada para garantir o efeito desejado após a instalação da pedra portuguesa. O trabalho artesanal e exige bastante conhecimento e experiência, tornando-o mais caro."

Laura explica também que a combinação entre as diferentes cores do revestimento cria possibilidades extensas, inclusive se agregadas às diferentes formas e desenhos possíveis. "As cores existentes são branca, preta, amarela, marrom e bege. A escolha pela cor vai depender do que se deseja para a decoração do local."

Decoração com pedra portuguesa                                                                                                                                                                            Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Pedras portuguesas podem ser usadas em v?rios ambientes da casa