Joias e poesias integram a decoração de casa em Juiz de Fora

Idealizado pela designer Rita Bittencourt, o Quarto de Joias fará parte da 22ª edição do Mastercasa, que começa no dia 22 de setembro

Andréa Moreira
Repórter
29/8/2012
Joia da desing Rita Bittencourt

A junção de joias com a poesia, apresentada em um jardim suspenso, com rosas brancas gigantes, contrastando com pequenas borboletas negras. Este será o cenário do Quarto de Joias da Mastercasa Juiz de Fora, que começa no dia 22 de setembro. Assinado pela designer e escritora Rita Bittencourt, o local irá apresentar joias confeccionadas com materiais nobres como ouro, prata e gemas aliados com materiais alternativos como titânio, cobre, tecido e laca japonesa. "Minhas peças são únicas, pois além de desenhá-las, também as confecciono. Por isso, minha arte possui uma exclusividade."

Durante o evento, Rita também irá lançar em Juiz de Fora o livro Lágrimas de Maria, composto por crônicas, contos e poesias. "Como sou escritora, acredito que toda joia mereça um poema. Então, em algumas das peças, colocarei também um poema escrito por mim. E também terei a oportunidade de apresentar meu livro para os juiz-foranos."

Há sete anos no mercado de joias, Rita revela que este campo está em expansão no Brasil. "Pude observar um aumento de profissionais que se dedicam à confecção de joias. Com isso, a concorrência aumenta, mas faz com que o mercado tenha peças diferenciadas", destaca. Sobre o evento, a designer revela que espera o sucesso ocorrido em 2011. "Juiz de Fora destaca-se cada vez mais no mercado de decoração."

O evento

De 22 de setembro a 11 de novembro, o Mastercasa aporta em Juiz de Fora, prometendo agitar o mercado da arquitetura e designers de interiores. Em 51 dias, o evento tem uma expectativa de receber cerca de 10 mil visitantes na residência especialmente reformulada à rua Pedro Scapin, 315, bairro São Mateus. O local, de acordo com a arquiteta e diretora do evento Mara Medina, este ano funcionará em um terreno totalmente plano. "Vamos apresentar todos os ambientes no mesmo nível, diferente do ano passado."

Ocupando uma área de 550² m, o evento terá 27 espaços criados por arquitetos, designers e artistas plásticos da cidade e região. Um dos destaques deste ano será a área externa que, entre outras novidades, abriga uma piscina e um spa idealizados com as mais novas tendências do mercado. Outra novidade será o uso de automação em alguns cômodos como o home office e o home theater.

A arquiteta releva, ainda, que a mostra tem como concepção promover a arquitetura de interiores e o paisagismo, reunindo o que há de mais inovador no país e no mundo. "E staremos lançando em primeira mão uma torneira assinada pelo arquiteto Indio da Costa. Contaremos também com o lançamento de uma fábrica de tintas do nordeste. A área de circulação será assinada pelo artista plástico juiz-forano Petrillo."

O Mastercasa é uma produção das arquitetas Kitty Amaral, Cristina Chimelli, e Mara Medina. Em suas 22ª edição, o evento tem como berço a região serrana do Rio de Janeiro e sua primeira edição em Juiz de Fora aconteceu no ano passado.

Joia da desing Rita Bittencourt Joia da desing Rita Bittencourt
Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Joias e poesias integram a decora??o de casa em Juiz de Fora