Rua Nova deixa de atender Vila Verde e Jardim GaúchoQuatro ruas dos dois barros ainda não estão incluídas no projeto que já asfaltou 193 vias em 52 bairros 

Clecius Campos
Repórter
23/8/2010

A população dos bairros Vila Verde e Jardim Gaúcho não vai chegar a ver o asfalto chegar, mesmo em tempos do Programa Rua Nova. O projeto da Prefeitura de Juiz de Fora já asfaltou 193 vias em 52 bairros da cidade, mas deixou de atender ruas como a Marcelo Ramos Campos, a rua do Vale e a Expedito Ribeiro de Souza, no Vale Verde e a Oito de Março (foto ao lado), no Jardim Gaúcho.

A situação precária das vias foi denunciada pelo Portal ACESSA.com em duas oportunidades distintas (matéria sobre Vale Verde, em março de 2010 e matéria sobre Jardim Gaúcho, em abril de 2009). Nas duas ocasiões, a reclamação era falta de asfaltamento e consequente inexistência de varrição e precária capina. De lá para cá, nenhuma mudança.

A moradora da rua Oito de Março, a dona de casa Maria da Penha Ramos Aguiar, afirma que novas reclamações foram feitas à Prefeitura, mas sem sucesso. "A situação é pior no final da rua, pois lá não tem pedra. É lama pura quando chove." Em 2009, a Secretaria de Obras (SO) informou que uma equipe iria ao local para verificar as intervenções que poderiam ser feitas. No entanto, segundo Maria da Penha, não ocorreu visita alguma. "Já asfaltaram o Sagrado Coração, mas aqui no Jardim Gaúcho nada. Acho que todo mundo merece melhorias por igual."

O estudante universitário Kennedy Reis mora na rua Marcelo Ramos Campos há 12 anos. Segundo ele, mesmo com as denúncias feitas em março deste ano, a situação não melhorou. "Vieram alguns profissionais para fazer uma análise, só que ainda não era para a nossa rua. Tentamos reclamar pelo telefone, entretanto, não atendeu. O Arco-Íris [bairro vizinho ao Vila Verde] teve todas as ruas asfaltadas e não veio nada para nós. A Santo Antônio não estava em péssimo estado e reformaram tudo. É um absurdo."

No bairro Vila Verde, a falta de urbanização impede o acesso de veículos, como ônibus e caminhões de lixo, o que torna a situação ainda mais caótica. "Quando chove é barro,  quando seca é poeira." (Fotos abaixo)

Rua Rua Rua

A assessoria de comunicação da SO informa que as ruas Marcelo Ramos Campos, do Vale, Expedito Ribeiro de Souza e Oito de Março estarão presentes na próxima fase do Rua Nova, em 2011. No entanto, as intervenções dependerão de viabilização de recursos para a execução das obras. No bairro Vila Verde, o asfaltamento chegará a partir da rua Maria Aparecida Martins, que liga o bairro ao Arco-Íris. No Jardim Gaúcho, o projeto é asfaltar todas as vias.

A SO informa ainda que os critérios para fazer parte do Rua Nova são a grande demanda da população, as ruas que atendem ao maior número de pessoas, as vias que são percurso do transporte coletivo e a variedade de regiões. Porém, a intenção é asfaltar toda a cidade.

Asfalto em Nova Benfica está por vir

O asfaltamento na principal via do bairro Nova Benfica, a avenida Pedro Timponi, está a caminho. Em junho de 2009, o Portal ACESSA.com denunciou a situação da via, onde faltava asfalto, iluminação e capina. A população local fez pressão até que a Prefeitura publicou um decreto em 14 de agosto deste ano, que autoriza a execução de obras de pavimentação asfáltica no local. O valor da obra é de R$ 395 mil, e a intervenção precisa ficar pronta em 60 dias, a partir da ordem de serviço.

O morador Adélcio Herédia Marques comemora a conquista, mas ainda aponta a necessidade de mais obras. "Continuamos sofrendo com os problemas da iluminação e da capina. Um dos moradores chegou a comprar uma máquina e contrata o jardineiro do condomínio para capinar a rua e um campo de várzea."

Tudo certo no São Geraldo

Outro bairro que foi alvo de matéria no ACESSA.com foi o São Geraldo. A situação das ruas João D'Agosto, G e Paulo Lana Barroso foram denunciadas em fevereiro de 2008. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro, Sebastião José Soares Ramos, os logradouros foram contemplados pelo Rua Nova. "Aqui está tudo certo. Quase todas as vias do bairro foram asfaltadas." Mas ainda há outras melhorias a serem feitas. "A parte final da Clóvis Ferroa de Mota, a mais importante do bairro, ainda precisa ser asfaltada. Vamos esperar para o ano que vem."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken