Saiba como ter cabelos de propaganda de xampu

Colabora??o: Emilene Campos
09/04/99

Nesta reportagem, o JF Service d? dicas importantes sobre como ter (e manter) os cabelos bonitos, mas antes de aplic?-las saiba que isso n?o depende apenas interven?es externas. O ritmo de vida ? um dos fatores que mais influenciam no quesito beleza. Por isso, se voc? anda estressada, n?o se alimenta direito e dorme pouco, ? melhor mudar seus h?bitos. Al?m de outros preju?zos org?nicos, isso pode comprometer todos os cuidados sugeridos aqui.

Um dos segredos para manter os fios bonitos e saud?veis ? lav?-los de forma adequada, obedecendo a uma determinada freq??ncia e usando produtos espec?ficos para seu tipo de cabelo. Quem tem couro cabeludo oleoso deve lav?-lo diariamente. ?N?o existe o menor perigo da raiz apodrecer, como costumam dizer por a?, esclarece a dermatologista Cristina Mansur. J? os cabelos secos, merecem uma ducha uma ou duas vezes por semana.

Na hora de escolher o produto, d? prefer?ncia aos xampus mais espessos e que n?o contenham em sua f?rmula a subst?ncia, cloreto de s?dio - NaCl (sal). Outra dica ? esquecer essa hist?ria de que de que ? preciso trocar constantemente de xampu para que o cabelo fique com vida. ?Quem tem cabelo oleoso n?o deve usar condicionador? ? outra bobagem que voc? deve apagar da sua mem?ria. A menos que seja do seu interesse que seu cabelo fique todo ?eletrizado?, ou seja, com as escamas abertas.

Al?m do xampu e do condicionador, outros dois aliados no dia-a-dia s?o o filtro solar e ?leo de silicone. O primeiro protege os fios contra o ressecamento e descolora??o provocados pelos raios ultra-violeta e o outro evita que o cabelo seja danificado pelo cloro, pente, vento e o sol. Mesmo as mulheres que t?m cabelos oleosos devem usar ?leo de silicone todos os dias, em pequena quantidade e nas pontas. Pentes de osso ou de madeira tamb?m podem fazer a diferen?a. Outra recomenda??o ? o uso moderado do secador. A cabeleireira Sandra Nandes afirma que o aparelho deve ser usado s? em ocasi?es especiais, pois sua aplica??o di?ria enfraquece os fios.

Com rela??o ao uso de tinturas n?o h? com o que se preocupar, desde que respeitados o intervalo de, pelo menos, 20 dias entre uma colora??o/descolora??o e outra. Os cosm?ticos ? base de emuls?o que n?o cont?m oxidantes, como Casting, Color Perfect e as hennas, s?o os mais suaves. De acordo com a dermatologista Cristina Mansur, as tinturas ? venda no mercado s?o de boa qualidade, pois n?o cont?m metais pesados como chumbo. Ela garante ainda que o produto n?o estimula a queda de cabelo ?a tintura pode provocar ressecamento e at? mesmo a quebra do cabelo, caso n?o seja realizada hidrata??o, mas a queda n?o?.


Quem utiliza alguma qu?mica, como tintura, permanente, descolora??o, alisamento deve ter cuidados especiais. Hidratar os fios, pelos menos uma vez por semana, nos sal?es de cabeleireiros ou em saunas, com o uso de um bom creme, ? uma alternativa. Quem tem cabelos secos, pode tamb?m lan?ar m?o de coquet?is naturais de mam?o, abacate, ovo e mel.


Para manter o efeito da colora??o, voc? deve escolher um xampu espec?fico para cabelos tingidos. O uso de filtro solar tamb?m ? importante porque protege da a??o quanto aos raios ultra-violeta, preservando a cor e do brilho dos fios. Estes produtos geralmente s?o encontrados em lojas especializadas.

Quem deseja ter cabelos longos, al?m de todos esses cuidados, ? preciso aparar os fios para que cres?am harmoniosamente. O cabelo deve ser lavado de forma cuidadosa, com o uso de condicionadores. Pentes largos tamb?m ajudam a n?o danificar a haste do cabelo.

Outro cuidado ? eliminar resqu?cios de condicionador, porque isso pode agravar problemas de escama??o do couro cabeludo (seborr?ia). Outra recomenda??o ? n?o gastar fortunas com tratamentos ? base de lo?es e xampu de jaborandi pois, segundo a dermatologista Cristina Mansur, o crescimento dos fios ? determinado por fatores gen?ticos e de nada adiantam esses produtos.