• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Praça do bairro São Mateus recebe o projeto Lugar de Memória

    Serão oferecidas diversas atividades durante todos os sábados do mês de março. A entrada é aberta ao público

    Cintia Charlene
    *Colaboração
    7/3/2013
    logo do evento

    A praça do bairro São Mateus, que desde 1998 abriga a feira de artesanatos, abre espaço para o projeto Lugar de Memória, que recebe o apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. A iniciativa nasceu de um projeto de pós-graduação em Patrimônio Cultural da mestranda Gláucia Mangia Machado. O projeto cresceu e, hoje, conta com o apoio dos 40 artesãos que expõem e vendem seus trabalhos na feira semanal realizada no local.

    De acordo com a mestranda em Ciências Sociais e assessora do evento, Astrid Sarmento Cosac, a importância do projeto está na conscientização dos artesãos e da comunidade ''em como reconhecer um patrimônio cultural imaterial e as relações sociais que acontecem dentro desse espaco, matendo a tradição do artesanato. Alem disso, é uma forma de divulgar e valorizar o trabalho dos artesãos''.

    As atividades ocorrem em todos os sábados do mês de março. A entrada é gratuita. Serão oferecidas, em  sábados alternados, atividades como capoeira, apresentação de fantoches, contação de histórias e parlenda (histórias curtas de folclore, que são contadas em forma de desenho). Além disso, haverá oficinas de demostração, oferecidas por artesãos, sempre às 10h. Segundo Astrid, o objetivo não é ensinar as pessoas a fazerem, mas mostrar o valor, o trabalho que um artesão tem ao fazer um peça. Todos os produtos produzidos nas oficinas e expostos na feira serão comercializados.

    Na primeira fase do projeto, os artesãos participaram de várias atividades, como valorização da atividade do artesanato, explicações de conceitos de patrimônio cultural imaterial, a fim de conscientizá-los sobre a  importância de preservação, tanto da feira como do local que em eles trabalham como patrimônio da cidade.

    *Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.