Segunda-feira, 8 de julho de 2013, atualizada às 15h

Juiz de Fora sedia a 2ª Conferência Municipal de Cultura


Da Redação
funalfa

A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Juiz de Fora será realizada nos dias 11,12 e 13 de julho, no Centro Cultural Dnar Rocha, na rua Mariano Procópio 974, bairro Mariano Procópio. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Os interessados devem fazer as inscrições até esta quarta-feira, 10 de julho. Para participar, é necessário preencher uma ficha no site, ou no folder de divulgação do evento, e entregá-la na sede da Funalfa, que fica na avenida Rio Branco 2.234, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.

As conferências municipais são uma etapa integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura. O tema que norteará as discussões será Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento das culturas local, estadual e nacional, definida no artigo 2º do Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura.

Entre os objetivos da conferência estão a discussão da cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania; o debate de experiências de elaboração e implementação de planos municipais de Cultura, ao socializar metodologias e conhecimentos; a proposição de estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável e a proposição de estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil.

Programação completa

11 de julho, quinta-feira
18 horas - Credenciamento
19 horas - Abertura e aprovação do regimento interno
Painéis:
19h30 - Eixo 1: A Implantação do Sistema Nacional de Cultura
20h30 - Eixo 2: Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Palestrante: José Oliveira Júnior
Escritor, músico, publicitário; supervisor de pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural; coordenador de projetos da Gerência de Cultura do Sesc Minas; consultor da Unesco para o MinC em 2012 para a implantação do Sistema Nacional de Cultura em Minas Gerais; diretor de apoio ao trabalhador associado do Sated/Minas; coordenador da pesquisa Mapeamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural; autor, entre outros, do livro Pensar e Agir com a Cultura: Desafios da Gestão Cultural (Ed. 2011) e de diversos estudos e artigos sobre cidadania e políticas públicas.
21h30 - Debate
22h30 - Encerramento

12 de julho, sexta-feira
18 horas - Credenciamento
Painéis:
19 horas - Eixo 3: Cidadania e Direitos Culturais
Palestrante: Bruno Fuser
Jornalista, professor efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. Ministrou a disciplina Teatro e Políticas Culturais na especialização em Comunicação e Arte do Ator da UFJF. É autor do livro Nove Histórias Mineiras, publicado pela Editora Juizforana em 2012, com apoio da Fapemig. Entre outros jornais, trabalhou na Folha de S. Paulo"e no Estado de S. Paulo.
20 horas - Eixo 4: Cultura e Desenvolvimento
Palestrante: Cláudia Houara de Castro
Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou balés clássico e moderno durante 20 anos. Estudou cinco anos de teatro no Centro de Pesquisa em Belo Horizonte, com Ronaldo Boschi. Trabalhou 17 anos com publicidade e marketing junto a agências, veículos de comunicação e empresas. No Ministério da Cultura é assessora de Programas e Projetos, atuando na Representação Regional de Minas Gerais.
21 horas - Debate
22 horas - Encerramento

13 de julho, sábado
9 horas - Painel geral resumido
10 horas - Coffee break
10h15 - Grupos temáticos
14 horas - Plenária final: Debate e encaminhamento das propostas. Eleição de delegados

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.