Quinta-feira, 14 de agosto de 2014, atualizada às 09h18

Foto 14 será aberto nesta quinta com exposição e lançamentos de livros

Foto 14

Nesta quinta-feira, 14 de agosto, será aberto no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), o Foto 14, evento que celebra o mês da Fotografia e, pelo quarto ano consecutivo, amplia a visibilidade dessa linguagem artística e promovendo o diálogo dos profissionais com o público e com o que é produzido no país. A abertura está marcada para as 20h e a entrada é gratuita.

Já na primeira noite, uma homenagem será prestada ao fotógrafo Antônio Cerezo. Quarenta e quatro fotografias, em cores e em preto e branco, que fazem parte do legado deixado por ele, serão apresentadas na mostra "Tributo a Antônio Cerezo", que ocupará a Galeria Narcisse Szymanowski.

A pesquisa de imagens para a exposição foi realizada pela viúva do fotógrafo, Maria Magdalena Ribeiro Matos, e a curadoria é assinada por Sérgio Neumann, Eridan Leão e Fernanda Lauro. "Cerezo extravasou sua essência e tornou-se fotógrafo todo o tempo. Onde quer que estivesse, seu olhar estava sempre atento, encontrando motivos para novas imagens", reflete Maria Magdalena. Ela conta que o fotógrafo deu vazão à sua paixão pela imagem no Diário da Manhã e, em seguida, iniciou os trabalhos na Tribuna de Minas, onde atuou por mais de 20 anos.

Entre as fotos selecionadas para a mostra, estão imagens referentes a coberturas de grandes eventos, como o sequestro da Rua das Margaridas, em 1990, que ganhou projeção nacional, e flagrantes da rotina da cidade, nos quais Cerezo revelava belezas e sutilezas do dia a dia, seja na banalidade, seja no extraordinário. O desequilíbrio social foi sempre foco de atenção do premiado fotojornalista, que também realizava com desenvoltura trabalhos artísticos, alguns dos mais expressivos incluídos na mostra.

Dois livros serão lançados esta noite

Também nesta noite, serão lançados dois livros na abertura do festival: Navalha do Tempo: Barbearias Tradicionais no Centro Histórico de Juiz de Fora, de Valéria Faria, e O Ofício da Fotografia em Minas Gerais no Século XIX (1845 – 1900), de Rogério Arruda. O evento está marcado para as 20 horas, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro).

Navalha do Tempo: Barbearias Tradicionais no Centro Histórico de Juiz de Fora é composto por 260 fotografias que resgatam o cotidiano das principais barbearias da cidade. O livro é fruto de três anos de trabalho e traz, além do olhar artístico, uma visão documental. Doutora em Artes Visuais, artista plástica e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Valéria Faria, através de suas fotografias, resgata a memória urbana do centro histórico da cidade. Reunindo imagens de cadeiras, tesouras, pentes, navalhas, espelhos e loções em interação com o seu meio, no espaço e no tempo, ela busca promover uma reflexão sobre o tempo e registro das tradições locais. A publicação estará à venda durante o lançamento por R$20.

O outro lançamento, O Ofício da Fotografia em Minas Gerais no Século XIX (1845–1900), de Rogério Arruda, realiza um levantamento histórico sobre a fotografia em Minas. O livro revela o cenário de cidades mineiras como Lavras, Ouro Preto, Lambari, Belo Horizonte e Juiz de Fora, através de informes publicitários na nascente mídia da época. Historiador e professor na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Rogério Arruda apresenta na obra histórias de fotógrafos que atuaram no século XIX, em Minas Gerais. A obra foi contemplada no 12º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2012, e será distribuída gratuitamente na noite de lançamento.

Com informações da Funalfa - Prefeitura de Juiz de Fora

ACESSA.com - Foto 14 ser? aberto nesta quinta com exposi??o e lan?amentos de livros