Cerca de 400 pessoas irão participar da VI Conferência Municipal de Assistência Social, que começa nesta quarta-feira
Repórter

Cerca de 400 pessoas vão participar da VI Conferência Municipal de Assistência Social, que começa nesta quarta-feira, 27 de julho. O evento, este ano, traz como Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores (Confira a programação).
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernando Luís Nunes, o foco principal do evento é evidenciar a discussão entre os profissionais da área de assistência social e também os usuários. "É o momento máximo para efetivar essa relação e determinar todo o trabalho que será desenvolvido, além de avaliar as ações que foram solicitadas."
Nunes acredita que a conferência contará com a participação tanto dos representantes da classe quanto dos próprios usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). No primeiro dia de evento, os participantes inscritos irão tratar do tema Consolidação do Suas: Desafio à Valorização dos Trabalhadores, logo após será realizado um debate com a temática O Controle Social na efetivação da gestão do Suas e na valorização.
- Comissão Especial do Idoso propõe a criação de uma Delegacia especializada para atender os idosos
- Dia dos Avós é uma boa oportunidade para conhecer histórias interessantes e engraçadas
- Comissão propõe aumento de 30 minutos na área azul para idosos
"As pessoas têm consciência da importância de se discutir a política pública e perceberam que a conferência é um veículo eficaz de promoção de direitos. Isso é um ganho para Juiz de Fora na medida em que vem fortificar as políticas da assistência no município."
Após o término da conferência, os participantes elaboram um relatório final com as propostas apresentadas e encaminham à gestão municipal. "Entramos em um processo de deliberação, com as políticas que a cidade vai desenvolver junto às gestões", destaca. Nunes explica que, o período de aplicabilidade das ações é de dois anos.
O debate é promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), e vai contar com a presença da secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro; do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Geraldo Gonçalves; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernando Luís Nunes, entre outros.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken