• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Terça-feira, 16 de março de 2010, atualizada às 13h

    Professores da rede pública serão capacitados para atuar na redução da violência nas escolas

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração

    Nesta terça-feira, 16 de março, a ONG ProJuventude dará início ao programa Redução da Violência nas Escolas. O objetivo é capacitar os professores para intervir verbalmente em conflitos de alunos, controlando a agressividade nas escolas e diminuindo o estresse causado nos próprios profissionais de ensino. O projeto abrange oito escolas selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação e prevê a capacitação de cem professores no primeiro semestre de 2010 e mais cem no segundo. 

    "Quando você tem professores mais preparados em situação de comportamento antissocial e envolvendo agressividade, o aluno pensa em suas atitudes e enfrenta a situação sem a violência. Quando não há intervenções verbais mais adequadas, o aluno toma conta da situação de uma forma prejudicial", explica a coordenadora executiva da ONG Cláudia Stumpf. O treinamento será ministrado em encontros semanais e divido em três módulos com aulas teóricas e práticas, com carga horária total de 70h. O acompanhamento será feito a alunos do ensino fundamental e médio, com faixa etária superior a 11 anos, de acordo com as escolas envolvidas (veja lista abaixo).

    Para a assistente social e responsável pela adaptação da metodologia trazida dos Estados Unidos, Helaine Abrantes, o foco é justamente reduzir as punições, enfrentamentos e comportamento agressivo, de modo que o professor entenda a causa da atitude violenta e atue na redução do índice. "Parte do curso é teórico e parte baseado em simulações de casos reais. Além do autocontrole, vários aspectos influenciam o comportamento inadequado, como o meio familiar, por exemplo. Os professores estarão preparados para novas configurações familiares e perfis dos alunos, para ajudarem e inserirem novas habilidades sociais", explica. Após o término das aulas, a equipe da ONG ainda acompanha os professores nas escolas por quatro semanas.

    Escolas participantes do treinamento:
    • Escola Municipal Caic Rocha Pombo
    • Escola Municipal Dante Jaime Brochado
    • Escola Municipal Engenheiro André Rebouças
    • Escola Municipal Manuel Bandeira
    • Escola Municipal Murilo Mendes
    • Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho
    • Escola Municipal Tancredo Neves
    • Escola Municipal Santa Cecília

    *Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.