Terça-feira, 16 de março de 2010, atualizada às 13h

Professores da rede pública serão capacitados para atuar na redução da violência nas escolas

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Nesta terça-feira, 16 de março, a ONG ProJuventude dará início ao programa Redução da Violência nas Escolas. O objetivo é capacitar os professores para intervir verbalmente em conflitos de alunos, controlando a agressividade nas escolas e diminuindo o estresse causado nos próprios profissionais de ensino. O projeto abrange oito escolas selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação e prevê a capacitação de cem professores no primeiro semestre de 2010 e mais cem no segundo. 

"Quando você tem professores mais preparados em situação de comportamento antissocial e envolvendo agressividade, o aluno pensa em suas atitudes e enfrenta a situação sem a violência. Quando não há intervenções verbais mais adequadas, o aluno toma conta da situação de uma forma prejudicial", explica a coordenadora executiva da ONG Cláudia Stumpf. O treinamento será ministrado em encontros semanais e divido em três módulos com aulas teóricas e práticas, com carga horária total de 70h. O acompanhamento será feito a alunos do ensino fundamental e médio, com faixa etária superior a 11 anos, de acordo com as escolas envolvidas (veja lista abaixo).

Para a assistente social e responsável pela adaptação da metodologia trazida dos Estados Unidos, Helaine Abrantes, o foco é justamente reduzir as punições, enfrentamentos e comportamento agressivo, de modo que o professor entenda a causa da atitude violenta e atue na redução do índice. "Parte do curso é teórico e parte baseado em simulações de casos reais. Além do autocontrole, vários aspectos influenciam o comportamento inadequado, como o meio familiar, por exemplo. Os professores estarão preparados para novas configurações familiares e perfis dos alunos, para ajudarem e inserirem novas habilidades sociais", explica. Após o término das aulas, a equipe da ONG ainda acompanha os professores nas escolas por quatro semanas.

Escolas participantes do treinamento:
  • Escola Municipal Caic Rocha Pombo
  • Escola Municipal Dante Jaime Brochado
  • Escola Municipal Engenheiro André Rebouças
  • Escola Municipal Manuel Bandeira
  • Escola Municipal Murilo Mendes
  • Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho
  • Escola Municipal Tancredo Neves
  • Escola Municipal Santa Cecília

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes