• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    UFJF cria 335 vagas em cursos para o segundo semestre de 2012 e curso de Ciência da ReligiãoDuque garantiu que o espaço físico da instituição está preparado para receber mais alunos. UFJF irá contratar mais 50 professores até o final do ano

    Jorge Júnior
    Repórter
    23/9/2011

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou, na tarde desta sexta-feira, 23 de setembro, em coletiva de imprensa, a ampliação de 335 vagas em cursos superiores da instituição para o Vestibular, Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do segundo semestre de 2012. A informação foi divulgada pelo reitor da UFJF, Henrique Duque. Este número corresponde à ampliação de 11 cursos, além da implantação do curso de graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciência da Religião, que terá a oferta de 20 vagas anuais, no período noturno. 

    Da oferta citada, 145 vagas serão destinadas aos alunos, por meio de processo seletivo, dentro de oito cursos: Filosofia (10), Arquitetura (10), Medicina (20), Odontologia (20), Farmácia (20), Economia (25), Educação Física (10) e Ciências Biológicas (10). Dessas, 70% serão para o Vestibular e 30% para o módulo III do Pism. Para o bacharelado em Artes e Design serão 20 vagas, e para o bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, outras 190, distribuídas nos seguintes cursos de segundo ciclo: Filosofia (10), Ciências Sociais (50), Ciência da Religião (40) e Turismo (90). As vagas dos bacharelados são distribuídas entre o Sisu (70%) e Pism (30%). O aumento das vagas faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Ao todo serão oferecidas 3.640 vagas no processo seletivo para ingresso em 2012.

    Filosofia

    O curso de Filosofia, passa das atuais 50 vagas para 70 vagas anuais, distribuídas em 35 vagas, com entrada no primeiro semestre, por meio de programas de ingresso a UFJF. As outras 35 vagas são do tipo não declaradas, no qual o aluno opta nos programas de ingresso para o curso de bacharelado em Humanidades, escolhendo entre as opções ofertadas, o curso de Filosofia, como segundo clico de estudos profissionalizante.

    Ciências Sociais

    O curso de Ciências Sociais da UFJF passa de 40 para 90 vagas anuais, também a partir do primeiro semestre de 2012. As vagas são do tipo não declaradas ou seja, o aluno também deverá optar nos programas de ingresso da UFJF, para o curso de bacharelado em Humanidades, escolhendo entre as opções ofertadas.

    Artes e Design

    O bacharelado interdisciplinar em Artes e Design ganha mais 20 vagas, passando de 230, para 250 vagas anuais, a partir do primeiro semestre de 2012. A ampliação proposta deverá ser efetivada por meio de duas entradas de 125 alunos, uma no primeiro e a outra no segundo semestre. Além disso, o estudante, após concluir o primeiro ciclo, poderá optar por um segundo, nas áreas de bacharelado em Design (50), bacharelado em Cinema e Audiovisual (50), bacharelado em Moda (50), bacharelado em Artes Visuais (50) e licenciatura em Artes Visuais (50).

    Medicina

    O curso de Medicina também será contemplado com a extensão de 20 vagas. Atualmente o curso possui 160 e terá 180 vagas anuais, com duas entradas semestrais de 90 alunos a partir do primeiro semestre de 2012.

    Odontologia

    Vinte novas vagas são para o curso de Odontologia, passando das atuais 80 para 100 vagas anuais, com duas entradas semestrais de 50 alunos, a partir do primeiro semestre de 2012.

    Farmácia

    O curso de Farmácia da UFJF, a partir do primeiro semestre de 2012, também vai ampliar a oferta, com mais 20 vagas.

    Ciências Econômicas

    Vinte e cinco vagas serão para o curso de Ciências Econômicas, sendo 13 vagas no período diurno e 12 vagas no período noturno.

    Turismo

    O curso de Turismo será ampliado com 90 vagas, passando das atuais 90 para 180 vagas anuais. O curso foi proposto como o segundo ciclo de Estudos Profissionalizantes, com acesso após término do bacharelado em Humanidades.

    Educação Física

    Dez vagas serão para o curso de Educação Física, passando das atuais 80 para 90 vagas anuais, com duas entradas semestrais de 45 alunos.

    Ciências Biológicas

    Já o de Ciências Biológicas, passa de 50 para 60 vagas, com duas entradas semestrais de 30 alunos a partir do primeiro semestre de 2012.

    Ampliação da UFJF

    Com essa ampliação, Duque garantiu que o espaço físico da instituição está preparado para receber mais alunos. "Os espaços já foram ampliados para se adequarem ao novo quadro acadêmico. Não vai ocorrer problema algum devido à ampliação", afirma. Além disso, o reitor também enfatizou que, até o final de 2011, será aberto processo seletivo para a contratação de 50 novos docentes.

    A previsão, segundo Duque, é de que, em mais três anos, a UFJF atinja o número de cerca de 20 mil alunos. "Quando assumi a reitoria possuíamos 11 mil alunos, agora já são 16.350 e em três anos a expectativa é de 20 mil."

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.