Gedair Soares dos Reis

Por

Gedair Soares dos Reis O maratonista juizforano alia o esporte ? qualidade de vida,
e faz da Corrida R?stica um exerc?cio de bem-estar

Renato Costa
Colabora??o*
19/10/2006
Clique no ?cone ao lado para conhecer um pouco sobre o maratonista juizforano, Gedair Soares dos Reis

"Qualidade de vida". Se o maratonista Gedair Soares dos Reis (foto) pudesse resumir toda a sua atividade esportiva em algumas palavras, essas seriam as mais completas. Gedair tem 51 anos e come?ou a praticar esportes, regularmente, j? com mais de 40. Foi mais por necessidade que por vontade. "Eu me senti mal no trabalho e procurei um m?dico. A primeira coisa que ele me falou era que eu devia praticar exerc?cios f?sicos. Optei pela caminhada e aos poucos comecei a correr", conta.

Em 2003, o maratonista come?ou a treinar com mais dedica??o e, a partir de 2004, come?ou a participar do Ranking de Corridas R?sticas. "Minha primeira prova foi a Corrida da Sa?de, uma prova muito dif?cil, principalmente para quem est? come?ando". Gedair continua no Ranking e terminou o ano de 2005 em quinto lugar na sua faixa et?ria. Em 2006, participou de 14 das 15 provas realizadas, est? em 3? na sua faixa et?ria at? agora, e continua treinando para correr as outras tr?s que ainda faltam no Ranking deste ano.

Conquistas e prepara??o

No feriado de 12 de outubro, Gedair conquistou o ouro na Meia Maratona Bicas-Mar de Espanha, cujo percurso totaliza 21,097 km. A corrida, segundo ele, serve de base para a Volta da Pampulha e a S?o Silvestre, provas que pretende disputar ainda em 2006.

As provas internacionais n?o s?o novidade na carreira de Gedair, que j? disputou a Corrida de S?o Sebasti?o no Rio de Janeiro (28? colocado na faixa et?ria), com a presen?a de mais de 8 mil atletas e a Meia Maratona do Rio (44? colocado na faixa et?ria), que contou com cerca de 10 mil participantes.

Gedair treina cinco dias na semana, mas garante que n?o se sacrifica. "O esporte me d? qualidade de vida, e faz com que eu tenha mais disposi??o nas minhas atividades. A minha meta quando estou correndo ? alcan?ar bons resultados, mas a prioridade ? a minha sa?de", garante. O cuidado seu bem-estar f?sico ? evidente, pois ele faz quest?o de registrar em um caderno todas as provas em que participa, inclusive registrando se ocorreu algum problema f?sico durante o percurso. "O m?dico pediu para eu anotar qualquer problema que sentisse quando comecei a caminhada. A partir da?, n?o perdi mais esse h?bito", conta. Gedair inclusive anota quantos quilos perde em cada corrida, e observa o seu desempenho desde quando participou da primeira prova em 2004.

Patroc?nio

Gedair est? em negocia?es para conseguir um patrocinador. "O atleta tem que ter condi?es m?nimas de praticar o esporte, principalmente em cometi?es fora da cidade", explica. Ele garante que, se tivesse se conscientizado mais cedo, j? praticaria esporte h? muito mais tempo. "Cada um deve procurar uma atividade esportiva, seja qual for. Esportes n?o faltam, e ele ? um fator decisivo na qualidade de nossa vida", garante.


Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora