Lucas Soares Lucas Soares 30/09/2013

Abre o olho, Fogão!

botafogoImpressionante o que o futebol reserva. Se na minha coluna de 19 de agosto eu disse que o Botafogo despontava com um dos favoritos ao título, sendo inclusive minha aposta, me mostrei incrivelmente equivocado. O Botafogo vem em queda livre na tabela, não conseguindo emplacar bons resultados e já soma três derrotas consecutivas no Brasileirão, deixando inclusive a vice-liderança na rodada do último final de semana, 28 e 29 de setembro.

É verdade que o Botafogo perdeu vários dos seus principais jogadores. Vitinho foi para a Rússia, Fellype Gabriel para os Emirados Árabes, Andrezinho para a China, Jadson para a Itália. Trouxe jogadores que deram resultado em curto prazo, como Elias e Hyuri, vindos do interior do Rio de Janeiro, mas que acabaram perdendo o fôlego no início do segundo turno.

Com 11 pontos separando o Cruzeiro do Botafogo, as chances de título do Glorioso são míseros 2%, segundo dados do matemático Oswald de Souza, divulgados no Globoesporte.com. Com o momento complicado, o Botafogo deve abrir o olho para não acabar ficando sem a vaga na Libertadores do próximo ano. Há uma vantagem de oito pontos para o Vitória, primeiro clube fora do G4, o que torna ingrata a tarefa do time baiano. O Atlético-MG, 5º colocado, já está na Libertadores-14 por ter vencido a competição deste ano.

No entanto, está muito difícil apontar o que realmente levou o clube a cair tanto de produção. Perder para o Cruzeiro pode ter sido o momento chave, principalmente com Seedorf, craque do time, desperdiçando pênalti quando o jogo ainda estava 1 a 0. Abalaria a moral de qualquer equipe. No jogo seguinte, partida dominada contra o Bahia e a equipe sofre dois gols no fim, sofrendo a virada. Difícil entender. Como dizem os próprios torcedores, "são coisas que só acontecem com o Botafogo."

Quais foram os motivos que levaram o clube a estar nessa situação? Usem o espaço abaixo e deixem comentários!


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, Repórter no portal Acessa.com e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - Abre o olho, Fog?o!