Sexta-feira, 1 de julho de 2011, atualizada às 12h46

Equipe de JF disputa Campeonato Brasileiro de Taekwondo e Kapkido

Victor Machado
*Colaboração

Atletas de Taekwondo Yunmookwan e de Hapkido de Juiz de Fora estão em fase de preparação para o Campeonato Brasileiro, que será realizado na cidade, nos dias 9 e 10 de julho. A expectativa é de que cerca de 200 atletas, de dez estados e cidades da região, participem das competições. O evento ainda servirá como seleção para o Sul-americano das duas categorias, que ocorre na cidade de Los Rios, no Chile.

O técnico da equipe juizforana, Fernando Ribeiro, considera que os atletas da cidade estão preparados para o nível que encontrarão na competição. "A cidade não perde para nenhum Estado. Temos resultados bons em todas as categorias, e a competição vai ser boa." Para Ribeiro, o nível técnico dos juiz-foranos é comparável aos dos melhores atletas do país.

Ribeiro acredita que o campeonato será um teste de qualidade para os selecionados para o sul-americano. "Teremos atletas de vários estados e isso gera um intercâmbio positivo. Com a reunião dos melhores no torneio, teremos condição de escolher os representantes de mais qualidade para o sul-americano." De acordo com o mestre, serão selecionados entre 30 e 40 atletas para a modalidade de Hapkido. Para o Taekwondo, o número deverá ser superior.

Mundial no Brasil

A ida de atletas de Juiz de Fora para a Coreia, país de origem dos esportes, não serviu apenas de treinamento e aprendizado. Ribeiro comenta que a viagem foi uma forma de apresentar e oficializar a intenção do Brasil em sediar o mundial das duas categorias no Brasil. "Fomos apresentar a logística e a estrutura que temos aqui no país. Os coreanos demonstraram interesse em trazer o mundial para cá."

O treinador explica, ainda, que, atualmente, São Paulo e Minas Gerais são os favoritos para receber a competição. "São Paulo tem uma estrutura muito boa e Minas já declarou interesse. Tem um detalhe que é o fato dos estrangeiros desejarem conhecer o Rio de Janeiro. Ainda é muito cedo para afirmar. É um trabalho longo." Caso a competição seja confirmada no Brasil, equipes completas de cerca de pelo menos vinte países estariam presentes.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken