Terça-feira, 5 de julho de 2011, atualizada às 18h

Equipe juiz-forana de futebol de 5 vai disputar campeonato regional no Rio de Janeiro

Jorge Júnior
Repórter
futebol

A equipe de futebol de cinco (futebol para cegos) do Projeto Visão no Esporte, formado por dez atletas, vai disputar, pelo segundo ano consecutivo, a Regional Sudeste de Futebol de 5, entre os dias 6 e 10 de julho, em Niterói, no Rio de Janeiro. Com os jogadores, seguirão mais quatro membros que formam a comissão técnica da equipe. No total, os juiz-foranos devem participar de mais de três competições.

De acordo com o técnico do time, Leonardo Lima, as preparações para a competição começaram em fevereiro deste ano. "Realizamos amistosos, como preparação para as competições oficiais do Comitê Paraolímpico Brasileiro", diz.

Segundo Lima, os treinos ajudaram a equipe a pegar ritmo de jogo e entrosamento com outros jogadores. "Fomos a Volta Redonda para disputar a Taça Cidade, e recebemos a equipe deles em nossa cidade. Com essa interação, ficamos preparados para disputar o campeonato."

O ponto fundamental do time, como conta Lima, é a motivação dos atletas. "Apesar dos jogos serem difíceis, os atletas são muito motivados", afirma. O treinador destaca que o maior desafio foi começar, porque a maioria dos atletas nunca tinham jogado. "Foi um processo de adaptação do espaço e do posicionamento."

Em campo

O professor conta que o mais importante não é a colocação, mas a seleção para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em outubro. "Como nós somos uma equipe iniciante, acho difícil vencer a prova, mas se conseguirmos ser selecionados, já é uma vitória."

As regras do jogo são bem parecidas com a do futebol de salão. O jogo é dividido em dois tempos de 25 minutos, com um intervalo de 10 minutos. A diferença é que não existe lateral e que a bola tem um guizo para alertar os jogadores. A outra diferença é que o gol tem um chamador, que orienta a hora em que o atacante vai chutar no gol. A equipe de Juiz de Fora foi formada em janeiro de 2008, por meio de uma parceria entre a Associação dos Cegos e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Os textos são revisados por Thaísa Hosken