Terça-feira, 23 de agosto de 2011, atualizada às 17h56

Treze atletas de duas equipes embarcam para disputar a Paraolimpíadas Escolares e o Torneio de Goalball

Jorge Júnior
Repórter
futebol

Treze atletas de Juiz de Fora embarcaram nesta quinta-feira, 25 de agosto, para disputar duas competições: as Paraolimpíadas Escolares, que ocorre entre os dias 26 e 31 de agosto, em São Paulo; e o Torneio de Goalball, na cidade de Araxá, entre os dias 26 e 28 de agosto.

Desses atletas, os jogadores Felipe Marques, 19, e Carlos Cristiano, 18, além do técnico do time que integra a equipe de Futebol de 5 para cegos, do Projeto Visão no Esporte vão estar com a Seleção Mineira da modalidade, na disputa das Paraolimpíadas Escolares, considerado o maior evento para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo.

De acordo com o técnico da equipe, Leonardo Lima, o time está bem integrado e na expectativa para a disputa. Lima diz que, desde o início do ano que o time vem treinando. "Fomos no finais de semana para Belo Horizonte e realizamos treinos na cidade." Lima acredita que, como em 2010 os jogadores conquistaram o vice, este ano vai ser possível garantir o bicampeonato. "A nossa equipe é referência para os outros times", diz confiante.

Lima aposta que, como a equipe é conhecida, os outros times podem tentar tirar o título. "As equipes da Paraíba, Bahia e Rio de Janeiro são fortes concorrentes." O jogo é dividido em dois tempos de 25 minutos. Os jogos vão ser seletivos e a equipe vencedora ganha medalhas e troféu. Para o campeonato estão sendo esperados mais de 1.500 participantes de 24 estados, contando atletas e equipes técnicas.

Goalball

Já a equipe de Goalball, modalidade exclusiva para deficientes visuais, que lembra o handebol tradicional, viaja para sua primeira competição oficial, que vai ter a participação de todas as equipes do Estado. A técnica do time, Adriana Gauriano, conta que os dez atletas, da faixa etária de 20 a 60 anos, estão preparados e com bastante integração. "A equipe está motivada. Cada membro sabe do seu limite e, acredito que vai ser uma superação como é a primeira vez", ressalta. Segundo Adriana, os treinos foram realizados duas vezes por semana, e o último antes da partida está marcado para esta quarta-feira, 24.

De acordo com Adriana, o torneio será um momento de articulação entre as associações, para a formatação de uma Federação Mineira de Goalball. Os juiz-foranos disputam com equipes de Araxá, Belo Horizonte, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia. O torneio ainda terá a participação da equipe de Franca/SP.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken