Segunda-feira, 31 de outubro de 2011, atualizada às 10h37

Tupi empata com a Anapolina e garante vaga na Série C em 2012

Victor Machado
*Colaboração
Jogadores comemorando

O Tupi conseguiu um resultado histórico ao empatar com a Anapolina no último domingo, 30 de outubro, e garantiu a vaga na Série C do Campeonato Brasileiro em 2012, ano do seu centenário. Agora, o Carijó segue para Itápolis, onde faz a primeira partida da semifinal da Série D, contra o Oeste, nesta quarta-feira, 2 de outubro, em busca de uma vaga na final contra o Santa Cruz.

Mais uma vez a partida foi marcada pelo oportunismo do atacante e ídolo da torcida, Ademilson. No primeiro tempo, o Tupi conseguiu segurar o ímpeto do time goiano até os 30 minutos, quando Cleber abriu o placar para a Anapolina. O resultado ainda era favorável ao Carijó, mas deu ânimo ao adversário, que viu o ataque Carijó perder chances com Allan, Henrique, Luciano Ratinho e Ademilson, e precisava marcar, pelo menos, mais dois gols.

Depois de segurar a pressão da equipe de Anápolis durante o restante do primeiro tempo e metade de etapa final, aos 30 minutos Celso marcou o gol que poderia mudar a história do confronto. Com o 2 a 0, a Anapolina precisava de mais um gol em 15 minutos de jogo e com o apoio da torcida no estádio Jonas Duarte.

No entanto, três minutos depois, Augusto cruzou e Wesley Ladeira escorou de cabeça para Ademilson fazer o primeiro gol do Tupi. O resultado obrigava a Anapolina a fazer mais dois gols para levar o duelo para os pênaltis e acalmou os ânimos do time da casa. Aos 43 minutos, Ademilson recebeu passe de Henrique para fechar o placar e garantir o Carijó na Série C.

Próxima fase

Depois do resultado histórico, o elenco seguiu para Goiânia, ainda na noite de domingo, 30 de outubro, e na tarde desta segunda-feira, 31, segue de avião para Belo Horizonte. Da capital mineira até Itápolis, a delegação viaja de ônibus para jogar a primeira partida da semifinal contra o Oeste, na quarta-feira, 2 de novembro, às 20h30, com transmissão do Portal ACESSA.com em parceria com a Rádio Globo Juiz de Fora.

Trajetória Carijó

A equipe de Juiz de Fora confirmou a participação na Série D após a desistência do América de Teófilo Otoni e a busca pela verba que possibilitaria a participação no torneio. No grupo A5 da competição, o Tupi sofreu com os adversários em campo e com as longas viagens para Anápolis, Gama, Tocantinópolis, Itumbiara. O grupo foi marcado pelo equilíbrio e três equipes chegaram à última rodada com chances de classificação.

O Alvinegro começou a trajetória se classificando como líder da chave, com 14 pontos em oito jogos (quatro vitórias, dois empates e duas derrotas). Nas oitavas de final, o Carijó enfrentou o Volta Redonda e foi derrotado na primeira partida no estado do Rio de Janeiro. No segundo jogo, a equipe venceu por 4 a 2 de virada. Após esta fase, o clube teve que aguardar o desenrolar, na Justiça, da partida entre Anapolina e Tocantinópolis, que foi anulada, para saber quem seria o adversário. Os jogadores passaram, aproximadamente, um mês sem entrar em campo para jogos oficiais até a goleada da última quarta-feira, 26 de outubro, sobre a Anapolina, por 4 a 1. A vaga na Série C veio no último domingo, no empate em 2 a 2 em Anápolis.

Elenco do Tupi

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken