Nossos Atletas

Por

Fabiano Altomar O piloto de rally de velocidade conquista o t?tulo no seu primeiro ano de categoria

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
13/11/2006

Dizem que o sentimento mais puro ? o de crian?a. Os sonhos de uma inf?ncia distante, por?m, ?s vezes ? deixado de lado pelas circunst?ncias e caminhos que a vida nos leva. Mas no caso do juizforano Fabiano Altomar esse sonho sempre esteve presente e foi combust?vel para largar na frente aos 31 anos, contornar obst?culos e cruzar a linha de chegada como campe?o.

Em seu primeiro ano como piloto de rally de velocidade, (ano passado ele disputou somente as duas ?ltimas corridas) ele levantou o trof?u e conquistou o Campeonato Mineiro, pela categoria N2. ? como ele mesmo diz: "Acredite nos seus sonhos e n?o os perca jamais".

Ap?s disputar oito etapas do Rally de velocidade do Campeonato Mineiro, a dupla Fabiano Automar, piloto, e Marcelo Leit?o, navegador, conquistou o t?tulo da competi??o pela categoria N2 por antecipa??o, com motores de at? 1.600cc, pela equipe F.B.A. (Fiat Delta, Indep, distribuidora texaco e winn?s, Maneco Pneus e FBA)

Fabiano al?m de levantar o trof?u se destacou por ter sa?do vitorioso na sua primeira competi??o. "Na realidade, a ficha ainda n?o caiu. Na verdade, tudo para mim ? novidade, uma emo??o inexplic?vel. Soquei o teto do carro quando ganhamos. ? muito bom tudo isso."

Fabiano estreou na competi??o nas duas ?ltimas duas etapas do ano passado e j? se destacava, mostrando que ia dar trabalho na temporada seguinte. "Estreamos nas duas ?ltimas provas de 2005 para sentir o clima da competi??o e corremos a poucos segundos dos dois concorrentes que disputavam o t?tulo", conta Fabiano, que ? dono de uma oficina mec?nica.

O caminho

Para ser campe?o, Fabiano disputou oito etapas do Rally da velocidade, nas cidades de Concei??o do Mato Dentro, Ouro Branco (duas vezes), Divin?polis, Mariana, Barbacena, Ouro Preto e Nova Lima.

Para buscar a vit?ria ele chegou a velocidade de 162km/h em estrada de ch?o, superando advers?rios, adversidades do terreno e os perigos da velocidade. O come?o n?o foi f?cil. Na primeira etapa um susto. O carro quebrou e a dupla abandonou a etapa da cidade de Concei??o do Mato Dentro. Uma ducha de ?gua fria nas pretens?es da equipe.

Mas bastou a prova seguinte em Ouro Branco para Fabiano chegar na frente e vencer a sua primeira corrida na categoria. Desde ent?o, a cada prova foi surgindo um novo campe?o pelas estradas de ch?o de Minas Gerais. "Chegamos e nos isolamos na frente contra pilotos que t?m mais de 10 anos de experi?ncia", conta. Para a comemora??o, n?o foi preciso esperar at? a ?ltima etapa. Com uma de antecipa??o, em Nova Lima, o t?tulo j? estava assegurado.

Al?m do t?tulo, o reconhecimento. "A organiza??o nos escolheu como revela??o, mas o evento oficial s? acontece em dezembro", diz satisfeito.

Obst?culos

Para quem pensa que os ?nicos obst?culos que um corredor tem s?o os advers?rios na pista, as curvas sinuosas, e os perigos da velocidade, engana-se. A falta de patroc?nio tamb?m foi um s?rio obst?culo no in?cio para Fabiano.

"O principal obst?culo foi conseguir patrocinadores. Hoje tenho alguns apoios e vou conversar com o prefeito Alberto Bejani, eu sei que ele gosta de automobilismo", diz Fabiano tra?ando novos caminhos e planos.


Etapa do Sulamericano em Minas Gerais
N?o ? s? Fabiano que est? contente. Comiss?rios da Confedera??o Brasileira Sul-Americana de Automobilismo (CODASUR) visitaram as ?ltimas duas provas do Rally Brasileiro e Mineiro e confirmaram Minas Gerais como um dos locais a sediar uma das etapas do Campeonato Sulamericano de Rally de Velocidade de 2007.

*Guilherme Oliveira ? estudante do 5? per?odo de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora