Do botão ao campo: FCA alcança semifinal da Copa Regional de Futebol

Equipe juiz-forana entrou na competição de última hora e é a única representante da cidade que ainda resta no torneio

Lucas Soares
Repórter
14/05/2015

Do futebol de botão para os videogames e, dos videogames, para o futebol de campo. Uma trajetória improvável para um time de amigos, mas que se tornou realidade em Juiz de Fora. Essa é a história do Football Club Athletic - FCA, criado por Carlos Júnior (foto ao lado, a esquerda), o Kaká, que chegou à semifinal da Copa Regional 2015, que conta com a participação de diversas equipes do futebol amador da Zona da Mata e que não tinha, há nove anos, um representante da cidade nesta fase.

Em 1995, Carlos jogava futebol de botão com seus primos. "Alguns times eram equipes já tradicionais no cenário mundial, mas eu resolvi criar o meu. Assim surgiu o FCA. Durante anos eu jogava futebol de botão com ele, até 2001, quando parei. Até 2007, ficou totalmente parado. Foi quando meu primo me chamou para montar um time no Playstation 3 e, pela dificuldade de se montar um escudo, eu criei um novo, totalmente no videogame. De lá até 2010, foi só no videogame. Em 2010, eu e meu primo, que é um dos co-fundadores, resolvemos montar o time de verdade. Compramos uma camisa de segunda mão, pintamos o escudo e ficou até bonita. Paramos em 2011 e voltamos em 2013, mas foi só em 2014 que veio o patrocínio, com jogos de camisa. Para você ter uma ideia, temos três times: um de Fut 7, um time de amigos e um time oficial, em parceria com o Artmanha", conta.

Kaká explica que a participação na Copa Regional 2015 nem era considerada, mas que a equipe só conseguiu participar devido à desistência de um outro time. "Nós recebemos um convite e entramos na competição faltando uma semana. Perdemos os dois primeiros, jogando fora de casa, e conseguimos a recuperação, ganhando três seguidas e perdendo a última. Passamos em sexto geral e pegamos o terceiro melhor colocado, que foi a Seleção de São João del-Rei, que nós já tínhamos enfrentado na fase de grupos. Foram dois empates, um por 0 a 0 e outro por 1 a 1, passamos nos pênaltis por 4 a 3", revela.

A correria, literalmente, faz valer cada momento. "A gente não tinha mando de campo quando entramos na competição. Foi com uma semana antes do jogo que o Tupynambás cedeu o estádio deles. O primeiro jogo em casa tivemos 19 pagantes, mais família e amigos. Agora, com a divulgação no Facebook, isso aumentou. A gente tenta chamar as pessoas, o preço do ingresso tem um valor simbólico, a R$ 5. Para essas fases finais, têm mais gente querendo ir. Era uma Copa mais conhecida, quando tinha o patrocínio da antiga TV Panorama e da TV Alterosa. Nas cidades menores, é uma sensação. Em São João del-Rei o clima era de Libertadores", diz.

A primeira partida do FCA na semifinal da Copa Regional 2015 acontece neste sábado, no Estádio José Paiz Soares, às 14h, contra a Seleção de São João Nepomuceno, mas sem a presença do homônimo do craque do Orlando City. "Não tenho mais essa preocupação. Agora estou só como diretor. Só jogo no Fut 7 e no futebol de sábado, que é uma coisa de amigos. O Regional dá uma responsabilidade maior", brinca. Os interessados em comparecer ao jogo podem procurar a equipe pelo Facebook e adquirir os ingressos. 

ACESSA.com - Do bot?o ao campo: FCA alcan?a semifinal da Copa Regional de Futebol