Segunda-feira, 12 de novembro de 2012, atualizada às 16h40

Quarteto juiz-forano conquista medalha de prata na Maratona de Búzios

Nathália Carvalho
Repórter
Maratona de Búzios

Os juiz-foranos Jone Loures, Fábio Augusto, Rafael Bellei e Caroline Barradas conquistaram o segundo lugar geral na 4ª Maratona Cross Country de Búzios, realizada no último sábado, 11 de novembro, na cidade litorânea do Rio de Janeiro. Com o tempo de 3h26min42seg, os atletas da equipe Vida Ativa ficaram atrás apenas de um grupo carioca na categoria quarteto misto, onde participam homens e mulheres. Ao todo, cerca de 70 atletas representaram a cidade na competição.

A prova, também conhecida como XC 42K Búzios, teve 42 quilômetros de percurso circular e foi dividida em três categorias: a Solo, na qual o competidor realiza o percurso total da corrida; a Dupla, em que dois atletas percorreram, cada um, 21 quilômetros; e, por fim, a Quarteto, formada por quatro pessoas, sendo que cada uma teve que correr 10,5 quilômetros.

A largada ocorreu às 7h na rua das Pedras, passando pela Orla Bardot, Praia dos Ossos, João Fernandes, Praia da Ferradura, Rua dos Cabritos, Geribá, Praia de Tucuns, Mirante Asa Delta, Fazendinha, Praia Rasa e Praia da Tartaruga. "É uma prova muito dura, pois além do longo percurso, também tem os diferentes tipos de terreno, onde passamos por trilhas, estradas de pedra, trechos de areia da praia, grama e até mesmo por pequenos cursos d'água", declara o atleta da Vida Ativa, Lucas Leite.

Outros resultados

Além da medalha de prata, Juiz de Fora subiu ao pódio com outros três atletas na premiação por faixa etária. Com o tempo de 3h36min, Hugo Amaral, também da Vida Ativa, venceu a prova masculina solo na faixa etária de 25 a 29 anos. "Foi uma prova muito disputada e o resultado demonstra um bom desempenho da equipe na competição", diz o triatleta.

Logo atrás, o colega de treino, Lucas Leite, ficou em segundo lugar na categoria, com o tempo de 3h50min. Já na faixa etária 30 a 34, o atleta da equipe juiz-forana Higéia, Frederico Zacharias, levou o bronze com o tempo de 3h45min. Entre as mulheres, destaque para a corredora Helen Rose que ficou em quinto lugar geral no feminino solo, fechando a prova em 4h18min.

Vencedores

Os vencedores da disputada prova vieram de fora do Brasil. Com o tempo de 3h03min, o austríaco Jonathan Wyatt venceu a maratona na categoria masculina. A medalha de prata ficou com o americano Rickey Gates, seguido do brasileiro Carlos Magno Cruz. Entre as mulheres, a russa Zhanna Vokueva levou o ouro com o tempo de 3h45min, seguida de Rosália de Camargo em segundo lugar e Maria Aparecida Cunha em terceiro. O resultado oficial foi divulgado pela organização da prova por volta das 15h desta segunda-feira, 12 de novembro.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Quarteto juiz-forano conquista o segundo lugar na Maratona de B?zios