Tupi: aos pessimistas, esperança, aos otimistas, calma

Por

Tupi: aos pessimistas, esperan?a, aos otimistas, calma

Tupi: aos pessimistas, esperança, aos otimistas, calma

Matheus Brum 16/01/2017

Faltando duas semanas para o início do Campeonato Mineiro e também da temporada 2017, o Tupi fechou o elenco para a disputa do estadual. O técnico Éder Bastos vai comandar 29 jogadores na busca por uma posição melhor do que a alcançada nas últimas temporadas (9ª colocação em 2015 e 2016).

Não só o Mineiro foi ruim, o Brasileirão também foi péssimo. O alvinegro não convenceu durante as 38 rodadas e conseguiu o passaporte para voltar à Série C.

Buscando a recuperação, a diretoria resolveu ir ao mercado e praticamente reformulou a equipe. Para este ano, trouxe nomes conhecidos do torcedor nacional. A principal, sem dúvidas, é Flávio Caça-Rato, conhecido como “CR7 do Nordeste”, por conta das boas atuações com a camisa do Santa Cruz.

Outros jogadores com passagens por grandes equipes também vão integrar o elenco carijó, como o atacante Jajá, que já passou por Cruzeiro, Bahia e Ipatinga. No gol, temos Gideão, arqueiro que estava há duas temporadas no futebol português e ganhou prestígio com a camisa do Náutico-PE.

Em vários textos escritos aqui no Portal ACESSA.com, debati a passionalidade do torcedor. Afinal, a torcida é uma extensão da paixão. Sem ela, não há graça de ir ao estádio ou passar horas vendo futebol. Nas redes sociais e nas conversas com amigos, percebo que muitos estão animados e ansiosos para ver o time em campo. Porém, o futebol já nos revelou diversas vezes que não podemos ser otimistas, nem pessimistas.

Como o time de Éder Bastos ainda não foi a campo em partidas oficiais, a análise precisa ser feita através dos números apresentados pelos atletas nas temporadas passadas. Selecionei alguns dos nomes que mais causaram “frisson” na torcida. Os dados são do site ogol.


Flávio Caça-Rato
Temporada Time Jogos Gols Jogos Titular Jogos Reservas Não Utilizado
2013 Santa Cruz 43 10 29 14 8
2014 Santa Cruz 36 3 21 15 18
2015 Remo 7 1 5 2 1
2016 Guarani-SP 8 1 6 2 1
2016 Duque de Caxias 8 0 8 0 0

Depois da idolatria no Santa Cruz, o atacante foi para o Remo, onde não fez sucesso e foi embora por causa de salários atrasados. Após o fracasso no Remo, passou 2015 praticamente em inatividade. No ano passado, defendeu as cores do Guarani, onde fez um mau Campeonato Paulista da Série A2 e foi dispensado ao final da primeira fase. Buscando a redenção, foi para o Duque de Caxias, jogar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Mais uma vez, o pernambucano foi mal, e sua equipe lutou para não cair para a Terceira Divisão.

Jajá
Nas temporadas seguintes, alternou altos e baixos, sendo emprestado ao futebol Português. Nos últimos 3 anos, disputou apenas 10 partidas, sofrendo 18 gols, média de 1,8 gol por partida. Assistiu muitas partidas de camarote, do banco de reservas.

Os dados filtrados pelo site ogol mostram que as principais contratações do “Fantasma do Mineirão”, vem de temporadas em baixa, buscando voltar aos holofotes do futebol nacional.

Sob o comando de um treinador sem tanta bagagem no banco de reservas – Éder Bastos trabalhou como assistente técnico de Ney Franco – o Tupi trabalha com uma mescla entre experiência e juventude. Aposta em jogadores com bagagens nacionais e internacionais, mas que não vivem em boa fase, além de lançar jovens jogadores, como Sávio, Raphael Augusto, Kadu Fernandes, Ruan Teles, entre outros.

O primeiro jogo do ano já foi realizado. O alvinegro bateu o Núcleo Esportivo de São João Nepomuceno, time amador da cidade, por 5 a 0, com gols de Carlos Júnior, Juninho, Flávio Caça-Rato, Sávio e Mateus Pato. O próximo desafio é neste sábado, contra o Bangu, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

Ainda é cedo para cravarmos a posição que a equipe irá terminar o Mineiro. Futebol é planejamento, trabalho, treinamento e determinação dos atletas e da comissão técnica. Muitos times considerados fracos, prosperaram, e vários taxados de fortes, sucumbiram.

Aos otimistas, peço para terem um pouco de calma, para não se decepcionarem na temporada. Aos otimistas, paciência, afinal, é um plantel cheio de incógnitas.

O Galo Carijó estreia no Mineiro dia 29, às 17 horas, contra o Tombense, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.