Primeira edição dos Jogos Intercolegiais Paralímpicos de Juiz de Fora começa neste sábado

Quase 50 estudantes, em cinco modalidades diferentes, vão participar do evento

Raphael Placido
Repórter
4/06/2013
paralimpico

Neste sábado, 8 de junho, terá início a primeira edição dos Jogos Intercolegiais Paralímpicos de Juiz de Fora. Promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), a competição vai reunir 47 adolescentes de 12 escolas das redes municipal e estadual. Além deles, alguns estudantes de escolas particulares também foram convidados a participar do evento. Eles vão competir em cinco modalidades: atletismo - que teve a maior procura -, natação, bocha adaptada mista, futebol de sete e tênis de mesa.

O secretário de Esporte, Francisco Canalli, explicou que o principal objetivo do projeto é a integração: "Nosso objetivo é dar oportunidade para que esses jovens com algum tipo de deficiência, seja física, visual, auditiva ou intelectual, pratiquem esportes. Também queremos integrá-los no movimento paralímpico nacional, formando uma delegação que represente bem Juiz de Fora nos Jogos Escolares de Minas Gerais Paralímpicos (Jemg)".

Os Intercolegiais Paralímpicos são classificatórios para os Jemg Paralímpicos. A competição estadual será disputada em julho, em Belo Horizonte, e em agosto, em Passos. Na capital, haverá apenas as provas de atletismo, enquanto as demais modalidades serão disputadas na cidade do Sul de MG.

A divulgação do evento foi feito nas próprias escolas, que indicaram participantes. Algumas modalidades, no entanto, ficaram sem participantes: o futebol de cinco, o goalball e o judô para deficientes visuais não receberam inscrições. No vôlei adaptado, houve apenas uma inscrição. Para motivar o atleta a participar do programa JF Paralímpico, será realizada uma oficina da modalidade.

Confira o cronograma das modalidades

  • Natação: 8 de junho, sábado, às 8h, no Colégio Jesuítas;
  • Voleibol sentado: 10 de junho, segunda-feira, às 14h, no Ginásio da Secretaria de Esportes e Lazer;
  • Bocha: 12 de junho, quarta-feira, às 14h, no Ginásio da Secretaria de Esportes e Lazer;
  • Futebol de 7: 17 de junho, segunda-feira, às 14h, na Faefid-UFJF;
  • Tênis de Mesa: 18 de junho, terça-feira, às 14h, no Ginásio da Secretaria de Esportes e Lazer;
  • Atletismo: 21 de junho, sexta-feira, às 14h, e 22 de junho, sábado, às 8h, na Faefid-UFJF.

ACESSA.com - Jogos Intercolegiais Paral?mpicos de JF come?am neste s?bado