Terça-feira, 25 de agosto de 2015, atualizada às 14h25

Ultramaratonista juiz-forano termina em 2º geral em competição de 24h de duração

Lucas Soares
Repórter

professor e maratonista Gláucio Monte-Mór alcançou um resultado inédito em sua segunda participação na Ultramaratona Rio 24 – Fuzileiros Navais, que aconteceu no último final de semana, 22 e 23 de agosto. O atleta foi o segundo que mais correu durante todo o percurso, com pouco mais de 202 km durante o tempo de competição.

Segundo Gláucio, apesar de ter corrido por mais tempo em 2015, a tarefa foi mais tranquila do que em 2014. "Esse ano foi muito mais fácil que o ano passado. Entrei na prova com muito mais experiência e maturidade. Saí mais forte, parei menos e superei em mais de 44 km a marca do ano passado, mais de 28% de evolução. Trabalhei com meu nutricionista uma estratégia de suplementação a base de cafeína pra me manter acordado de madrugada. Além disso, eu colocava a mão em latões com água super gelada, molhava os pulsos, passava no rosto e dava tapas na minha cara. O sono não veio em momento algum", conta.

No entanto, nem tudo correu tão bem para o ultramaratonista. Em dois momentos da prova, Monte-Mór revela que se sentiu mal. "Aproximadamente no km 80 eu tive sintomas de uma possível queda de pressão. Parei um pouco, coloquei sal na língua e continuei. Isso se repetiu de forma mais branda perto do km 150, mas eu me alimentei e, graças a Deus, não tive grandes problemas", comenta.

Em todo o trajeto, o juiz-forano revela que só alcançou a segunda colocação quando a prova se aproximava do fim. "Travei uma "luta" com um espanhol de 61 anos. Ele estava em segundo e eu em terceiro. Só consegui ultrapassá-lo faltando três horas para o final. Depois que o segundo lugar estava garantido, fui buscar a marca dos 200 km, que é bem expressiva numa prova de 24 horas", afirma.

ACESSA.com - Ultramaratonista juiz-forano termina em 2? geral em competi??o de 24h de dura??o