Artigo
Herpes simples
doen?a que afeta 99% da popula??o
::: 04/09/2003



O herpes simples ou herpes recidivante ? uma doen?a que afeta quase todos n?s seres vivos. Muitas pessoas nem sabem que t?m a doen?a, mas possuem o v?rus escondido em seu organismo, que em condi?es que diminuem a resist?ncia do mesmo, se torna ativo o que, conseq?entemente, ocasiona a herpes.

O herpes ? causado por dois tipos de v?rus, o tipo I e tipo II, sendo este ?ltimo de localiza??o principalmente genital e associado, ?s vezes, ao c?ncer de colo de ?tero.

A doen?a manifesta-se com ardor ou coceira local que, freq?entemente, antecede o aparecimento de bolhas pequenas agrupadas como um bouquet. Pode ocorrer em qualquer ?rea do corpo, mas ? mais comum pr?ximo ? mucosa oral ou genital.

As situa?es debilitantes que podem fazer o herpes agudizar s?o principalmente: stress, sol, dist?rbios gastrointestinais, menstrual, infec?es em geral, gripe, todas doen?as que diminuem a defesa org?nica, inclusive a AIDS.

Como afeta grande parte da popula??o, procura-se ardentemente a cura para o herpes. Dizem que o primeiro laborat?rio farmac?utico que lan?ar a vacina realmente eficaz, ter? o valor de suas a?es tremendamente valorizado. Suspeita-se que esta vacina j? esteja pr?xima, mas com o receio da espionagem farmac?utica pouco se fala sobre isso.

O tratamento atual consiste em uso de antivirais orais como o aciclovir, valciclovir e fanciclovir. Eles oferecem excelentes resultados nas crises agudas. Quando o paciente est? com muitas crises seguidas, usamos preventivamente em doses mais baixas e por tempo prolongado. ? tamb?m v?lido seu uso preventivo em situa?es de muita emo??o, como por exemplo, quando o paciente vai casar, vai ficar tenso, ele provavelmente vai ativar o seu herpes.

Evita-se o uso de antivirais t?picos, pois podem induzir a resist?ncia do v?rus ao medicamento oral.

Ainda n?o existe vacina eficaz para o tratamento do herpes. Acredita-se que as melhoras relatadas com o seu uso s?o por auto sugestionamento.

Sempre lembrar que a gr?vida que tem herpes genital n?o pode fazer parto normal, deve ser feita cesariana, pois existe o risco de contamina??o do beb? no canal do parto. No rec?m-nato, o herpes pode levar a patologias de risco de vida, como a encefalite herp?tica.

Uma mensagem final ? que a popula??o n?o deve ficar alarmada com a doen?a, que j? tem um controle excelente. O importante ? evitar o contato ?ntimo quando ainda existem bolhas (as les?es s?o contagiosas nesta fase), evitar as situa?es precipitantes do herpes e a certeza de que, em breve, teremos uma cura para esta doen?a que acomete praticamente todos n?s.


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br