Carol Reis Carol Reis 23/04/2016

Desodorante ou antitranspirante? Qual o melhor?

Transpirar é uma reação natural e o suor serve para resfriar nosso corpo, quando há uma elevação da nossa temperatura. Ao longo do dia, liberamos cerca de 1 litro de suor, mas quase não notamos, já que a maior parte evapora. Comer comida picante, vestir roupas feitas de materiais sintéticos e carregar peso em excesso são fatores externos que aumentam nossa transpiração. Geralmente as pessoas se preocupam com o suor das axilas, mas este representa apenas 1% do suor que liberamos diariamente.

Nós seres humanos transpiramos a partir de duas glândulas:

Écrinas: responsáveis pelo processo de resfriamento e pelo suor da cabeça, rosto, mãos e pés.

Apócrinas: glândulas maiores que se concentram nas axilas e são estimuladas durante a atividade física ou situações que provocam estresse, excitação ou ansiedade.

O suor não tem mau cheiro, ele é um liquido transparente, inodoro, e constituído por água, sal, proteínas e óleos. Já o odor corporal que nós chamamos de cecê, é causado por bactérias. Daí na hora de escolher entre um desodorante ou antitranspirante você deve saber que: o desodorante serve para remover o odor das axilas e contem ativo bactericida. Já o antitranspirante, além de ter as funções do desodorante, ele contém sais de alumínio formando uma película que reduz o suor. Por este motivo algumas mulheres questionam se estes compostos em contato com o corpo pode causar câncer de mama, outra associação refere-se ao fato de que a maior incidência da doença ocorre no quadrante superior da área do peito, local utilizado para aplicação do produto. Mas segundo o parecer da ANVISA, não existe dados significativos na literatura cientifica, que relacionem os sais de alumínio ou parabenos presentes na formula com o câncer de mama.

Como eliminar o mal cheiro das axilas?

  • escolha um desodorante e antitranspirante de qualidade;
  • o suor acumula-se nas axilas, pés, dedos dos pés, e na região genital. Por isso é importante lavar e secar bem, use sabonetes que além de limpar, desodorizam a pele;
  • os pelos fazem com que o suor acumule ainda mais na região das axilas, raspar ou depilar ajuda a combater o mau cheiro;
  • além das axilas, você também pode proteger seus pés contra o mau cheiro, pra isto prefira meias de algodão e troque estas peças diariamente;
  • camisas, meias, e peças íntimas devem ser trocadas diariamente.

Qual o melhor antitranspirante?

Existem quatro principais formatos de desodorantes e antitranspirantes: aerossol, stick, rollon e creme.
O formato aerossol fornece a conveniência da secagem rápida, enquanto os stick, proporcionam aplicação eficiente e são recomendados para casos de transpiração excessiva. O rollon é prático e os em creme auxiliam na hidratação das axilas.

E hoje ficamos por aqui, beijocas e até mês que vem.


Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.

Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Desodorante ou antitraspirante? Qual o melhor?