• Assinantes
  • Mulher
    Larissa Almada Larissa Almada 1/2/2012


    Modo de homem e de mulher: a interseção dos gêneros na moda

    Fotos de modelosCada vez mais, pesquisas apontam para o entrelaçamento de afazeres femininos e masculinos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. As mulheres avançam com velocidade para cargos antes exclusivos de pessoas do sexo masculino, enquanto alguns deles estão em casa, cuidando das atividades domésticas. Sexo feminino e masculino? A divisão de gêneros é discussão tola perante a abertura e a liberdade que a moda proporciona — ou deveria.

    Em face às novas formas, gostos, comportamentos e possibilidades, por que ainda, por exemplo, short curto para homem é signo de feminilidade? Se Coco Chanel, há mais de 90 anos, ultrapassava a divisão dos sexos, ao fazer roupas com shapes masculinos para mulheres usarem — revolucionando uma era — por que, em pleno século XXI, algumas roupas têm que ser exclusivas de determinado gênero sexual? São por quês que ainda se estenderão por anos mas, para entender a fusão das estéticas feminina e masculina na moda — mesmo que ainda lenta — saiba como incluir peças masculinas no seu guarda-roupa e vice-versa.

    O blazer, por exemplo — anteriormente considerado masculino —, já é presença cativa nos looks das antenadas na moda. O shape reto saiu direto do vestuário dos homens para figurar entre shorts e vestidos curtos resultando no equilíbrio do contraponto de tamanhos. As mais ousadas podem apostar nas gravatas para imprimir graça ao visual. Outras interessantes peças signos das vestes masculinas, para usar nos looks femininos, são as calças largas: "boyfriends". Quando dobradas na barra, elas proporcionam um estilo vanguarda até para as mais básicas — além de serem muito confortáveis.

    Já os homens podem abusar dos shorts curtos, o shape valoriza as pernas masculinas, além de exaltar uma estética contemporânea. Os que ainda têm medo de parecer ousado em demasia, mas querem inovar no visual, podem optar pelas peças de modelagem slim fit — mais colada ao corpo — com dobra na barra. Além dessas, as camisetas cavadas, os decotes e as roupas ajustadas à forma, estão fixando seu império no mundo masculino. O uso dessas peças simboliza modernidade e liberdade.
    Então, que tal inovar? Brinque com novas possibilidades e divirta-se com a moda!

    Mais artigos

    Larissa Almada
    Mestranda em Comunicação de Moda, Especialista  em Merchandising de Moda. Membro fundadora e conselheira administrativa da ONG LADesign. Docente do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda do CES/JF. Consultora em desenvolvimento de projeto em design de moda.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.