Larissa Almada Larissa Almada 29/2/2012

Liberdade visual: óculos de sol cheios de charme!

Foto de óculos escurosAcredita-se que foi no século I que a primeira lente escura surgiu. Com a função de proteger os olhos do imperador Nero, para que o mesmo enxergasse com mais conforto as apresentações nas arenas, as lentes eram feitas de vidro e de lâmina na cor verde. Mas foi no século XIII que os primeiros óculos — constituídos de armação e lentes — foram projetados na Alemanha e no século seguinte modernizados pelos franceses. Somente na década de 60 é que as lentes de policarbonato começaram a ser usadas.

Na década de 70, além da proteção oferecida pelos óculos de sol, o mesmo fixou-se na moda como acessório de desejo e luxo, capaz de externalizar a personalidade de quem o usa. Com lentes em diversas cores e formatos, os óculos passaram a ser desenvolvidos por designers especializados, que se atentavam cada vez mais nos variados formatos de rostos e das possíveis formas, materiais e cores, que seriam conjugados em modelos diferenciados.

Seja no verão ou no inverno, os óculos de sol são ótimos aliados para proteger seus olhos e compor um visual! A primeira atenção deve ser voltada para o tipo de formato do rosto. Tudo é uma questão de equilíbrio entre a forma do rosto e a do óculos. Para rostos mais arredondados, os óculos de hastes pontiagudas e angulares — mais quadrados — são ideais esteticamente. Já para rostos mais quadrados, os óculos com as bordas arredondadas devem ser os priorizados. Rostos ovalados podem abusar das diversas opções de formatos de óculos! Vale se atentar, também, para a protuberância das "maçãs" do rosto: as mesmas não devem ficar empurrando o óculos para cima, se isso ocorrer vale optar por outro.

Para estar em consonância com a moda, a dica é voltar os olhares para as lentes em degradê; as que têm maior contraste é a preferência da estação. A volta dos anos 70 se apresenta nas armações redondas e de lentes coloridas. Já os óculos de formato "gatinho" — febre nos anos 50 — foram reformulados para uma linguagem mais contemporânea e caiu no gosto dos fashionistas. Mas são os óculos dos modelos wayfarer e aviador que se tornaram a preferência da estação.

Seja em cores da moda como o chocolate e o vermelho ou em estampas de bicho, os óculos retrô se tornaram peças fundamentais para um look contemporâneo e cheio de estilo! Sendo assim, abuse do assessório que se tornou questão de moda, mas nunca se esqueça da sua principal função: a proteção!

Fotos: Divulgação

Mais artigos

Larissa Almada
Mestranda em Comunicação de Moda, Especialista  em Merchandising de Moda. Membro fundadora e conselheira administrativa da ONG LADesign. Docente do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda do CES/JF. Consultora em desenvolvimento de projeto em design de moda.

Liberdade visual: óculos de sol cheios de charme!

ACESSA.com - Liberdade visual: veja os ?culos de sol cheios de charme