Segunda-feira, 26 de novembro de 2012, atualizada às 12h15

Projeto contra o câncer de mama recebe cerca de R$ 20 mil como incentivo


Da Redação
Exercício físico

A luta contra o câncer de mama ganhou mais um incentivo em Juiz de Fora. Isso porque o projeto de pesquisa e extensão Vida e Saúde recebeu R$ 19.992, disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece atividade física para mulheres com câncer de mama. As atividades práticas são realizadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), no campus, e na Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer). Atualmente, cerca de 15 mulheres com histórico da doença são assistidas.

Os objetivos do projeto são a troca de experiências entre as participantes, a reinserção social e a conscientização dos benefícios das atividades na preservação da saúde e da melhoria na qualidade de vida. Em nota divulgada pela assessoria da UFJF, a professora e coordenadora Elaine Ferreira afirma que já está comprovado que a atividade física está relacionada de forma positiva com à patologia, e atua de forma benéfica desde a prevenção ao tratamento.

Por meio dos dados coletados no projeto, os pesquisadores pretendem desenvolver estudos sobre a relação entre a intensidade e a duração dos exercícios aeróbicos e o consequente fortalecimento muscular com as alterações corporais causadas pela cirurgia, pela quimioterapia e pela radioterapia. Os resultados também irão auxiliar na identificação das mudanças de hábitos sociais e os ganhos funcionais obtidos com os exercícios.

As atividades beneficiam mulheres que foram ou estão acometidas pelo câncer de mama, mas já foram liberadas para a prática de atividade física. As interessadas devem ligar para (32) 2102-3283 ou 2102-3944. O projeto é desenvolvido pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a distância (Gime) em parceria com a Faefid.

Os textos são revisados por Juliana França

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.