Carolina Lopes Carolina Lopes 10/03/2014

Mulheres empreendedoras

Março é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Em função disso, muitas conferências, reuniões e debates são realizados com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. Existem também concursos que buscam premiar aquelas que conseguiram transformar sonhos em realidade, o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócio, um reconhecimento estadual e nacional a estas mulheres.

Hoje, no mercado, vários casos de mulheres empreendedoras que obtiveram sucesso são apresentados. Um exemplo é o mercado de bebês e gestantes. Junto com noites mal dormidas, trocas de fraldas e visitas ao pediatra, a chegada do novo membro da família muitas vezes desperta o espírito empreendedor das mães, que criam modelos de negócio capazes de satisfazer suas necessidades.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, hoje, no Brasil, cerca de 40% dos pequenos negócios são administrados por mulheres. Pode-se dizer que estamos vivendo um momento que talvez seja considerado o marco de um movimento de mulheres e mães empreendedoras. E de fato, nós mulheres estamos empreendendo mais, seja para escapar do ambiente árido do mundo corporativo, seja para buscar maior flexibilidade no mercado a fim de conciliar família e trabalho. Afinal, não podemos deixar de lado a função da mulher em casa, que mesmo sendo compartilhada nos dias atuais com os homens, existem momentos em que é a mulher que precisa estar presente.

Então, é importante levar em consideração alguns desafios nesta nossa jornada. E talvez o mais importante deles seja superar nossa vontade enorme de dominar tudo que acontece a nossa volta. Se isto já é praticamente impossível de se concretizar na vida pessoal, imagine na vida profissional quando você precisa fazer gestão do negócio. Então delegar torna-se necessário e essencial.

Tantas lutas e conquistas não podem passar em branco. Parabéns a todas as mulheres!


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.