Carolina Lopes Carolina Lopes 7/05/2014

Comunicação empresarial: como fazer?

comunicaçãoSabemos que a comunicação empresarial é um processo de troca de informações de extrema importância para o alcance das metas pré-estabelecidas de uma organização. Porém, temos percebido do mercado, de uma forma geral, que muitas vendas são perdidas por negociações mal sucedidas e alguns treinamentos têm sido ineficientes, desperdiçando o tempo das pessoas. Além disso, discussões e desentendimentos têm afetado as relações profissionais e inclusive sociais.

Antes de qualquer coisa é preciso entender que a comunicação não é "o que eu falo", mas sim "aquilo que chega". Por isso, é preciso exercitar a arte da empatia, que é a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa, entendendo seu estado de espírito, momento psicológico, nível cultural e crenças.

É preciso resolver os muitos problemas de comunicação que encontramos no dia a dia. Então, para facilitar uma autoanálise é importante uma reflexão dos problemas apresentados a seguir:

Medo de errar, de ser mal compreendido e de denegrir a própria imagem;

Excesso de preocupação "E se eu falhar?" "E se perguntarem algo que eu não sei?"

  • Voz fraca;
  • Dicção ruim;
  • Velocidade excessiva na fala;
  • Postura inadequada;
  • Aparência deselegante;
  • Desorganização de ideia;
  • Vícios de linguagem;
  • Dificuldade no vocabulário;

O mundo seria muito melhor se as pessoas conseguissem se comunicar de uma forma mais eficaz, por isso invista em descobrir quais são suas dificuldades de comunicação para tentar solucionar um problema que está presente não só no âmbito empresarial, mas também no social e até familiar.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

ACESSA.com - Comunica??o empresarial: como fazer?