Carolina Lopes Carolina Lopes 7/06/2014

Fatores relevantes na expansão de uma empresa

artigoA dúvida da maioria dos empreendedores que já possuem um negócio próprio é saber qual é o momento ideal para expandir este negócio e de que forma proceder. Esta expansão pode ocorrer de duas formas: abrir uma filial ou transformar a empresa em franquia. Independente do formato escolhido é recomendado muita cautela e principalmente um planejamento bem organizado.

Pode-se perceber que o empresário interessado na expansão de seu negócio por meio de uma rede de franquias não eliminará as dificuldades empresariais, pelo contrário, ou seja, é necessário um estudo bem cauteloso e bem assessorado. Porém, mesmo com este processo um pouco mais burocrático, pode ser considerado um bom tipo de investimento, pois o segmento de franquias está em expansão.

Caso o empresário faça a opção por abrir uma filial o processo é menos burocrático, porém não exclui a necessidade de um planejamento completo. Ou seja, independente do fator motivacional que leva um empreendedor a expandir seu negócio, uma coisa é certa: o Plano de Negócios é uma ferramenta essencial para tomar a decisão. Este planejamento, recomendado para quem quer abrir uma nova empresa ou expandir um negócio já existente, mostra para o empreendedor a viabilidade financeira do investimento que será feito, além de um estudo completo do mercado.

O mercado é quem vai indicar para o empresário o momento certo de ampliar seu negócio. Mais que querer, o empreendedor precisa sentir se é o momento de crescer. É importante pensar que os sinais vêm de fora e não apenas da vontade do empreendedor. Além disso, é importante também que a empresa esteja bem organizada e principalmente com a contabilidade em dia, pois os demonstrativos contábeis financeiros são documentos oficiais e adequados para posicionar investidores, sócios e outros interessados na empresa sobre o seu desempenho financeiro e econômico. Servem até para solicitar financiamentos bancários, caso seja necessário. Para isto é preciso ter um bom profissional de contabilidade, porque ninguém cresce sendo mal assessorado. Se for o caso, pague mais por serviços de qualidade e tenha certeza que isso trará retorno à sua empresa. Profissionais mais qualificados, independente de quem sejam, promovem o crescimento sustentável das empresas.

Após a decisão de expandir o negócio é importante usar todo o estudo desenvolvido e se programar financeiramente para só retirar os lucros do negócio quando for possível. O payback, nome dado ao prazo de retorno do investimento, depende do tipo de negócio. Então, estude e busque se capacitar para realizar este planejamento. Faça pesquisas, busque auxilio com especialistas antes de iniciar qualquer negócio, seja ele uma filial ou uma franquia, independente do seu porte.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.