Fábio Acahui Fábio Acauhi 24/6/2010

Um líder eficaz

Mostrando um grupo e o líder em evidênciaRelacionar-se é uma tarefa árdua nos dias de hoje. O estresse do dia a dia, a agitação, o corre-corre dificulta ainda mais o relacionamento, principalmente no meio corporativo.

Vemos líderes de equipes com graves dificuldades de liderar e se relacionar com seus comandados pelo simples fato de serem manuais de normas e procedimentos ambulantes. A falha, o erro, o equívoco, ou seja lá como quiser nomear, é comum do ser humano. Somos complexos e perfeitos em nossa essência como criação divina, porém imperfeitos como seres humanos. Apesar do ato de errar ser comum entre nós humanos ele deve ser repelido de todas as áreas de nossas vidas.

Nós, na qualidade de gestores, devemos saber que a regra de ouro é que tão importante quanto corrigir erros é ajudar o profissional pensar.

O problema está justamente no fato de que os gestores querem ser um manual de procedimentos para criticar comportamentos errados. A chave de uma boa liderança está em fazer seus comandados refletirem sobre a falha.

Chamar o profissional para a famosa salinha da gerência para aplicar sermões e lições de moral além de não dar resultados contribui ainda mais para o desgaste do relacionamento.

Vai chegar um ponto que a cada informação passada para os seus comandados não fazer surtir efeito. Na maioria das vezes eles já terão ideia do que você vai falar e vão se armar contra você e, a partir daí, tudo que você disser não vai gerar um momento de aprendizado profissional, mesmo porque esse processo é gradativo e inconsciente.

Todos nós quando falhamos dentro da empresa esperamos que iremos responder sobre nossas atitudes. Neste momento se o que você disser não impactar emocionalmente a pessoa, não gerará resultados de melhoria e crescimento e sim sofrimento. A psicologia da aprendizagem nos ensina que quanto mais emoção melhor o aprendizado.

Sem ajudar as pessoas a pensar e a criar novas ideias elas cometerão sempre os mesmo erros. Verdadeiros líderes sabem que o maior patrimônio que eles podem ter para liderar é saber como funciona a mente humana e tratar não só seus comandados mas todas as pessoas em geral no campo da emoção.

De nada adianta contratar supervisores com curso superior em RH, com MBA entre tantas outras graduações se esse profissional não tem habilidade de surpreender seus comandados ensinando-os a pensar em cima de seus erros. Ao invés de dizer que seu funcionário está errado diga: - "O que você acha que o seu erro pode gerar de desagradável?".Lembre-se de que o incentivo e o elogio ajudam a criar uma personalidade própria para a sua equipe.

Para finalizar, diria que um bom líder conquista naturalmente a estima de seus colegas e todos perceberão que você é grande. Ao contrário, não adianta se imaginar grande pelos títulos que possui se não surpreender sua equipe com carinho sabendo dividir o desejo da real necessidade de cada um. Esse líder será respeitado por sua posição na empresa mas nunca pelo que ele é realmente.

Pense nisso...

Sucesso e tudo de bom à todos.



Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem