• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Terça-feira, 8 de abril de 2014, atualizada às 17h05

    Mais de 25% dos juiz-foranos já enviaram declaração do Imposto de Renda

    Lucas Soares
    Repórter

    Há 22 dias para o fim do prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2014, 25,80% dos juiz-foranos que devem prestar contas à Receita Federal já fizeram a declaração deste ano. O número representa pouco mais de 24 mil pessoas, enquanto são esperados 93 mil documentos, até o dia 30 de abril, data limite para enviar a declaração.

    De acordo com o Delegado da Receita Federal, Marcos Amorim, a estatística surpreende. "O número é bom, mostra que as pessoas não estão deixando para a última hora como em anos anteriores", diz.

    Amorim também lembra que, nesta época, golpistas utilizam o nome da Receita para enganar contribuintes. "Cientes que muitas pessoas ainda não realizaram, circulam e-mails falsos em nome da Receita. Reiteramos que o órgão não manda e-mails para ninguém, a não ser com uma autorização prévia da pessoa", esclarece.

    Em um escritório de contabilidade no Centro de Juiz de Fora, a contadora Nayra Del'duca Andrade ainda terá trabalho pela frente. "Foram feitas entre 10% e 15% das declarações dos nossos clientes. Muitos deles a gente já começa a ligar agora convidando-os a fazer a declaração conosco", conta. Para Nayra, a declaração não é algo tão simples como se parece. "A maioria das pessoas que cai na malha fina são por erros bobos, confundindo informações da previdência privada", afirma.

    Ainda segundo Nayra, a opção de declaração utilizando o CPF pode ser útil, desde que utilizadas com atenção. "Ela gera o erro mais facilmente. Vem com os dados dos anos anteriores preenchidos e o que o contribuinte declara durante o ano, no entanto, muitas coisas em branco. São esses campos que a atenção deve se redobrada", conta.

    O preço cobrado no mercado para realização de Declarações de Imposto de Renda, segundo Nayra, é a partir de R$ 100. Ela faz um aviso para quem vai terceirizar o trabalho. "Muitas pessoas chegam aqui e esquecem alguns documentos, algumas coisas para trazer. É importante lembrar de tudo", revela. O coro é reforçado pelo delegado. "É importante que tenham todos os documentos para comprovação. Guarde tudo", conclui.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.