Com 57,16% dos votos v?lidos, Bruno é eleito o novo prefeito de JF

Por

Com 57,16% dos votos v?lidos, Bruno ? eleito o novo prefeito de JF

Com 57,16% dos votos válidos, Bruno é eleito o novo prefeito de Juiz de Fora

Durante entrevista coletiva, o futuro chefe do Executivo municipal afirmou que a área da saúde será prioridade durante sua administração

Andréa Moreira
Repórter
28/10/2012

Com 163.686 votos válidos, o que corresponde a 57,16%, Bruno Siqueira (PMDB) foi o prefeito eleito de Juiz de Fora, para o mandato de 2013 a 2016, neste domingo, 28 de outubro, quando foi realizado o segundo turno das eleições. Com 38 anos de idade, o peemedebista assume a prefeitura após ter cumprido três mandatos como vereador, além do cargo de deputado estadual, que cumpre atualmente.

Em segundo lugar, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Margarida Salomão obteve 122.684 votos, o que representa 42,84%. Cerca de 24 mil juiz-foranos não optaram por nenhum dos dois candidatos, sendo que 7.793 votaram em branco e outros 15.809 anularam o voto.

Após a confirmação da vitória, o novo prefeito de Juiz de Fora concedeu uma entrevista coletiva, quando abordou os trabalhos realizados durante a campanha e os que virão nos próximos quatro anos de mandato. Siqueira iniciou sua fala agradecendo várias pessoas, como a equipe de campanha, familiares, companheiros de partido e, inclusive, ex-prefeitos. "Quero registrar meu respeito pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado. O prefeito Custódio, que tentou fazer, dentro do possível, o melhor por Juiz de Fora. E, apesar dos erros, cumprimento também o ex-prefeito Alberto Bejani, que fez algo bom por Juiz de Fora." Siqueira destaca, ainda, a ligação que recebeu da candidata petista. "Há pouco recebi um telefonema da professora Margarida Salomão, parabenizando-me pela vitória e também colocando-se à disposição para ajudar a cidade, já que no próximo dia 1º de janeiro, Margarida assume o mandato de deputada federal."

Perguntado sobre os primeiros passos como chefe do Executivo municipal, Siqueira enfatizou que o trabalho inicial terá a saúde como foco. "Durante estes meses de campanha, ouvi as principais queixas do povo de Juiz de Fora, por isso, pretendo priorizar a saúde em nossa cidade. Vou cumprir meu compromisso de cuidar da saúde em todos os níveis, para melhorar a vida do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)." Sobre a futura equipe, Siqueira afirmou que o anúncio será feito na próxima semana.

O novo prefeito também afirmou que pretende continuar as obras iniciadas pela atual gestão e implantar outras. "Tudo o que foi prometido durante minha campanha é viável, são medidas possíveis de serem realizadas," ressaltou Siqueira, afirmando que, para isso, irá buscar o apoio dos governos Estadual e Federal. "Desde o primeiro turno, digo que o meu governo será de união. Vou buscar o apoio da presidenta Dilma, afinal o meu partido também é parte do governo federal. E juntamente com o apoio do governo estadual, conseguiremos atender às necessidades de Juiz de Fora."

Biografia

Bruno de Freitas Siqueira é o primeiro dos quatro filhos do empresário Marcello Siqueira e da dona de casa Hélvia de Freitas Siqueira. Natural do bairro Alto dos Passos, em Juiz de Fora, nasceu no dia 23 de agosto de 1974 e estudou no Colégio Academia. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1996. Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte, participou do Conselho Estadual da Juventude. Em 2000, foi eleito vereador pela primeira vez. Na Câmara Municipal, foi reeleito por mais dois mandatos seguidos. Nas eleições de 2008, obteve 6.483 votos, maior votação da história da cidade, tendo sido presidente da Câmara Municipal nos anos de 2009 e 2010. Neste ano, foi eleito deputado estadual com quase 70 mil votos. Bruno é casado desde julho de 2006 com Daniele Camacho Siqueira e tem um filho de 3 anos, Bernardo.

O vice-prefeito

Com uma campanha embasada na mudança, o novo vice-prefeito de Juiz de Fora e também jornalista Sérgio Rodrigues, afirma que irá usar a sua profissão para ajudar a governar a cidade. "Não serei um vice-prefeito que ficará dentro do gabinete. Vou trabalhar junto com o Bruno, exercendo meu papel de jornalista e contribuindo para a melhoria de toda a cidade."

Eleições tranquilas

Poucos minutos após o encerramento da votação, as urnas eletrônicas começaram a chegar ao Cartório Eleitoral de Juiz de Fora. O transporte das urnas foi realizado por ônibus e carros da Prefeitura de Juiz de Fora, enquanto os pen drives foram transportados pelos policiais militares. O resultado oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) foi divulgado às 19h31.

De acordo com o juiz eleitoral da cidade Mauro Pitelli, não houve a substituição de nenhuma urna. "Não registramos nenhum problema durante a votação," afirma o juiz eleitoral, destacando, sobretudo, a tranquilidade na eleição municipal. "O balanço do segundo turno é totalmente positivo. Nem parece que hoje é dia de eleição. Nem mesmo os chamados santinhos nós vimos jogados pelas ruas, devido a um acordo que fizemos com os candidatos, optando pelo recolhimento do material," explicou. Pitelli acredita que a calmaria deste turno deve-se a vários fatores. "Primeiro, pelo bom comportamento tanto dos candidatos, como dos eleitores. E pelo excelente trabalho dos nossos servidores."

O comandante da Polícia Militar (PM), major Alexandre Nocelli, também destaca que não foi registrada nenhuma ocorrência. "Recebemos algumas denúncias, as quais não foram consumadas. Nenhuma ocorrência de hoje teve relação com as eleições."

A votação

O novo prefeito de Juiz de Fora votou pela manhã deste domingo, 28 de outubro, na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), acompanhado da mulher, Daniele, do vice Sérgio Rodrigues e sua esposa, além de militantes e amigos. Em seguida, Siqueira acompanhou a votação do vice, Sérgio Rodrigues, no Colégio de Aplicação João XXIII e também recebeu o apoio de quem estava no local.