Artigo
Final de Ano

::: 28/12/2006

Final de ano ? t?o caracterizado pela depress?o quanto pela alegria. ? evidente que a palavra consumismo maqueia com prazer qualquer ocasi?o, principalmente o Natal. Da? o questionamento: ser? que basta ganhar um big presente para n?o sentir depress?o?

Existem muitas pessoas que j? trazem consigo de forma heredit?ria de depress?o ou a euforia, portanto, n?o vai adiantar o maior presente do mundo para maquiar seu sentimento no final do ano. Essa dorzinha chata que fica no peito incomodando com aquela vontade de fugir e se emburacar...

A refer?ncia de alegria ou tristeza nas festas de final de ano s?o caracter?sticas que as pessoas trazem desde a inf?ncia, com festividades alegres, povoadas de muitos parentes e amigos e muita uni?o ou um final de ano sem comemora?es, ou porque ? uma op??o da fam?lia como tamb?m pela aus?ncia da fam?lia que ficou reduzida pelas perdas. Notando-se a? que neste caso s?o marcas sociais que acompanham a vida da pessoa.

Existem as marcas pessoais como os otimistas- que j? entram em processo de euforia nas sextas-feiras - e os pessimistas, que entram em processo depressivo quando param na sexta e principalmente ao retornarem nas segundas-feiras. Neste caso essas pessoas ir?o associar as festividades de final de ano tamb?m destas formas.

Outro processo interessante ? que neste per?odo do ano, as pessoas literalmente param. E ao pararem v?o se deparar com um c?u azul, a chuva de ver?o, o sorriso da crian?a e se sensibilizar?o com as dificuldades do anci?o. Logicamente, teriam visto antes se parassem antes.

Agora vamos falar da espiritualidade: fala-se do nascimento de Jesus que ? um fato hist?rico e muito questionado. Fala-se da contagem do ano a partir do nascimento de Cristo. Mas fala-se principalmente de amar a Deus e ao pr?ximo como a si mesmo.

Caridade, solidariedade, paz, tudo de bom, ? a ?poca em que mais se fala do amor dentro de uma cesta com todos esses outros ingredientes, seja na mans?o, seja na favela. Tudo isto ocorre n?o s? na noite do natal, mas tamb?m na virada do ano.

O que quero comentar ? que estes valores ?ticos morais est?o presentes em nossas vidas a cada esquina . E ? inquestion?vel que independente de dogmas ou religi?es, s?o valores altamente rent?veis e aproveit?veis em nossas vidas.

E se s?o valores freneticamente procurados pelos homens e nada f?ceis de serem conquistados individualmente, n?o resta d?vida que lembrados e mentalizados pela massa humana da crosta terrestre neste per?odo de parada, ? altamente ben?fico para qualquer ser vivo. Ent?o por que n?o aproveitar o final de ano para aumentar nossa for?a interior? Vale a pena, voc? n?o acha?


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.