Juiz de Fora recebe veículo para realização de mamografia
Chega a Juiz de Fora nesta segunda-feira, 31 de outubro, um caminhão equipado com mamógrafo, que irá prestar atendimento a cem mulheres, previamente cadastradas, até a terça-feira 1º de novembro. No primeiro dia, o veículo ficará estacionado na avenida Governador Valadares 384, no bairro Manoel Honório. No dia seguinte, o caminhão estará no Parque Halfeld. Os locais foram escolhidos por serem descobertos pela atenção primária à saúde.
O caminhão tem por objetivo chamar a atenção da população para a importância do exame de mamografia, evitando assim o aumento dos números de casos de câncer de mama e óbitos decorrentes desta doença. Segundo dados da Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora (GRS-JF), 36 óbitos já foram registrados em 2011, ocasionados por câncer de mama. O número já supera o total registrado em 2010, quando 34 mulheres faleceram por causa do câncer.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, a cargo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que deve durar até 2014. Dez cidades de Minas Gerais já receberam o caminhão. Em todo o Estado, o investimento até 2014 será de R$ 12 milhões por ano. A segunda etapa das ações busca ampliar a oferta dos procedimentos de confirmação diagnóstica do câncer de mama e que são complementares à mamografia: a ultrassonografia mamária e as punções (aspirativas com agulha fina ou com a Core Biopsy). Esse processo vai começar a envolver os hospitais de referência, que são o foco da terceira etapa, que começa em 2012 e estima-se ser concluída em 2014.
- Juiz de Fora realiza, pela primeira vez, campanha para simbolizar a luta contra o câncer de mama
- Previsão aponta que cânceres de mama de próstata estarão entre os mais diagnosticados em 2011
- Ações multidisciplinares contribuem para o resgate da autoestima de mulheres com câncer de mama
Mamografias em JF
Em Juiz de Fora foram realizadas, este ano, 5.049. Em 2010, foram 9.972 mamografias. Na Zona da Mata, foram feitas 40.828 mamografias em 2010. Este ano, até o momento, foram 21.461 exames. Dados do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da SES apontam que, em 2010, aproximadamente 342 mil mulheres realizaram o exame em Minas Gerais.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!