Quarta-feira, 18 de julho de 2012, atualizada às 12h40

Médicos municipais convocam profissionais da saúde para votar pela paralisação

Nathália Carvalho
*Colaboração
Sindicato dos Médicos

Os médicos municipais estão convocando os profissionais de área de saúde da cidade para realizarem um encontro que deve definir possíveis paralisações do setor. A ação ficou decidida em assembleia do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e da Zona da Mata de Minas ocorrida durante a noite da última terça-feira, 17 de julho, na Sociedade de Medicina.

Na ocasião, ficou marcada para o dia 31 de julho uma nova assembleia entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu-JF), do Sindicato dos Odontologistas da cidade e dos médicos. "O encontro irá discutir e votar a possibilidade ou não da realização de uma greve no setor público de saúde da cidade", explica o presidente do Sindicato dos Médicos, Gilson Salomão.

O médico afirma ainda que haverá uma intensa mobilização por parte dos servidores para reunir o maior número de adeptos e representantes possíveis pela causa. Salomão reitera que é importante "deixar claro que tais atitudes estão sendo tomadas em decorrência da precarização da mão de obra do trabalho do profissional da saúde e do desmonte da máquina pública na Prefeitura de Juiz de Fora".

As discussões a respeito do reajuste salarial têm sido realizadas há cerca de três meses. No último dia 3 de julho, os sindicalistas haviam se reunido para anunciar o início de uma campanha de denúncias contra práticas consideradas irregulares pela atual gestão municipal e mantiveram o indicativo de greve. A pauta de reivindicações da categoria fundamenta-se em três pontos: reestruturação da carreira; elevação do vencimento básico, que hoje é R$ 1.471; e melhoria nas condições de atendimento ao público e fim da precarização dos serviços de saúde por meio de abertura de concursos públicos.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - M?dicos municipais convocam profissionais para votar pela paralisa??o