Terça-feira, 28 de maio de 2013, atualizada às 10h00

Ação alerta os juiz-foranos sobre os riscos do tabaco

Da Redação
tabaco

Com o tema Hoje é um Bom Dia para Parar de Fumar, a campanha do Dia Mundial do Tabaco, promete conscientizar e alertar a população sobre os riscos e as consequências causados pelo uso do cigarro.

A data, celebrada nesta sexta-feira, 31 de maio, será comemorada nesta quarta-feira, 29, por meio de uma ação realizada pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, em parceria com o Hospital 9 de julho e o Instituto Oncológico. Um stand será montado na unidade do PAM Marechal, para que profissionais de saúde, por meio de folders e cartilhas orientem a população sobre as doenças provocadas pelo cigarro. As atividades vão ocorrer no período das 9h às 11h e das 13h às 16h.

De acordo com o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, a dependência está tão arraigada e é tão aceita, que dificulta as pessoas a abdicarem do vício. "Uma das medidas para reverter a situação é o treinamento de funcionários que atuarão nas Unidades de Atendimento aos Programas de Saúde (Uaps), oferecendo a população orientações para não fumar e também como parar de fumar. Nosso desafio é mobilizar e conscientizar a população.' O secretário ressalta ainda, que cada pessoa mobilizada é menos um câncer que haverá na população.

Segundo os profissionais do Hospital Nove de Julho e Instituto Oncológico, fumantes de 1 a 14 cigarros, 15 a 24 cigarros e mais de 25 cigarros por dia têm, respectivamente, risco aproximado 8, 14 e 24 vezes maior de morte por câncer do que pessoas que nunca fumaram.


ACESSA.com - A??o alerta os juiz-foranos sobre os riscos do tabaco