• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Terça-feira, 12 de novembro de 2013, atualizada às 14h30

    Idade máxima para doação de sangue no Brasil sobe para 69 anos

    siewlian

    O Ministério da Saúde ampliou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil. Esse aumento significa que o público potencial de doadores subirá em dois milhões. Países como Estados Unidos, França e Espanha já trabalham com a faixa etária de até 69 anos.

    Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para chegar ao índice de 3%. Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima para doação de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também assinou nesta terça-feira, 12 de outubro, em Brasília, portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país. O Sistema Único de Saúde oferta, desde a década de 90, os testes para detecção dos vírus das hepatites B e C, HIV, Doenças de Chagas, Sífilis e Malária (na Região Norte). O teste NAT será realizado de forma adicional (para detecção de HIV e hepatite tipo C) somado aos exames de sorologia que continuarão sendo aplicados. O Ministério da Saúde também distribui vacina para prevenção da hepatite B.

    O exame NAT reduz a chamada "janela imunológica" para a identificação mais rápida destes vírus. No caso do HIV, o número de dias passa de 22 para 10, e no caso da Hepatite tipo C, de 35 para 12. Desde 2011, o NAT está em fase de implementação por meio do desenvolvimento gradativo de tecnologia nacional, sem importação de produtos e com rigorosos processos que garantem a qualidade do sangue.

    Com informações da Agência Saúde

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.