• Assinantes
  • Saúde
    Sexta-feira, 11 de abril de 2014, atualizada às 08h48

    Vacinação contra o HPV imuniza quase 7 mil adolescentes em Juiz de Fora

    HPV

    A primeira Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV (papiloma vírus humano) termina nesta sexta-feira, 11 de abril, em todo o país. Em Juiz de Fora foram imunizadas, até agora, 6.963 meninas e adolescentes, o que equivale a 61% do público-alvo, um contingente de 11.588 jovens, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).

    A meta do ministério prevê a imunização de 80% do público-alvo de todo o território nacional. As ações tiveram início em 10 de março e estão sendo realizadas nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) distribuídas pelo município e em escolas da rede pública e privada, previamente agendadas.

    Somente na região central da cidade, 32 estabelecimentos escolares participam desta primeira campanha, que, a partir deste ano, passa a ser incluída no calendário nacional anual de imunizações do Ministério da Saúde.

    O HPV é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas, podendo provocar câncer de colo de útero ou verrugas genitais, tendo como principal via de transmissão a relação sexual.

    A vacinação

    As vacinas são oferecidas gratuitamente para adolescentes do sexo feminino, com idade entre 11 e 13 anos. O objetivo da campanha de vacinação é reduzir o número de mortes ocasionadas pelo câncer de colo de útero, que representa, atualmente, a segunda causa de morte motivada por neoplasias entre as mulheres.

    Segundo autoridades sanitárias do Ministério da Saúde, a vacina é segura, desenvolvida por engenharia genética, cujos eventos adversos são considerado leves, incluindo apenas dor eventual no local da aplicação, havendo possibilidade de inchaço e vermelhidão, que desaparecem de maneira espontânea.

    A imunização contra o HPV se completa após a aplicação de três doses. A primeira, a partir dos 11 anos de idade. A segunda, seis meses depois, e a última, cinco anos depois desta data.

    As jovens que, por quaisquer motivos, não puderam ser vacinadas, ou que estão completando a idade mínima indicada (11 anos) deverão procurar as Uaps localizadas nas diversas regiões da cidade. O horário de vacinação é de 8 horas às 10h30 e de 13 horas às 16h30.

    Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.