Wilma Montes Wilma Montes 26/05/2014

A história do criador do Método Pilates

pilatesJoseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Quando criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Devido a uma infância frágil trabalhou incansavelmente com condicionamento e musculação. Por volta dos 14 anos, posava como modelo para desenhos anatômicos. Teve uma relação fraternal com um médico em sua cidade natal, Dusseldorf, fomentando assim seu interesse pelos conceitos clínicos.

Concentrou-se nos esportes como forma de desenvolver força física e tornou-se um ginasta habilidoso, um esquiador talentoso e também pugilista e praticante de luta livre. Ao mesmo tempo tornou-se um aficionado em fisiologia humana, sobretudo pela musculatura do corpo. Estudou isso em concomitância com as modalidades de exercício praticadas no oriente, como a yoga. Com isso relacionou todo enfoque oriental de respiração com o seu futuro método, onde o expirar reproduzia como no conceito das lutas marciais, maior estabilidade da parte central do corpo.

Em 1912, Joseph Pilates mudou-se para a Inglaterra: trabalhou como pugilista, artista de circo e instrutor de defesa pessoal.

Em 1914, com a deflagração da 1ª Guerra Mundial, tornou-se prisioneiro por ser cidadão alemão. No cárcere concebeu exercícios para manter sua saúde e de seus companheiros. Utilizava camas e outras peças para construir os protótipos dos equipamentos atuais. Esses exercícios ajudaram a proteger os prisioneiros da epidemia de gripe ocorrida em 1918.

No fim da guerra, retornou a Alemanha onde continuou a desenvolver seu método. Nessa época conheceu um homem que se tornaria muito influente no mundo da dança moderna, Rudolph Von Laban, que incluiu exercícios de Pilates em seus ensinamentos, o mesmo que fizeram outros inovadores no campo da dança.

Suas técnicas atraíram também a força policial de Hamburgo, que ele treinou por algum tempo. Contudo, em 1926, recebeu uma ordem: treinar o novo exército alemão. Essa ordem o levou a deixar a Alemanha e partir para os Estados Unidos.

Em sua viagem conheceu uma enfermeira, Clara, com quem passou a viagem conversando sobre saúde e a importância de manter o corpo saudável. Ao final da viagem, haviam decidido abrir junto um estúdio. Criaram no mesmo edifício do New York City Ballet. Mais tarde, casaram-se.

pilatesAssim como na Alemanha, Pilates atraiu muitos dos dançarinos de elite, porque seu método de exercícios complementava o treinamento tradicional. Em pouco tempo, atores, atrizes e esportistas, bem como membros da alta sociedade, corriam para o estúdio de Pilates para aprender seu método único de alongar e fortalecer o corpo.

Joseph Pilates estava muitos anos à frente de seu tempo, sua definição para o condicionamento físico ideal era a obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, boa saúde mental e ser capaz de realizar com naturalidade suas atividades diárias.

Em 1934 escreveu "Your Health" onde fala sobre a Contrologia, a base para todos os fundamentos de seus exercícios.

Quando Joseph Pilates morreu, aos 87 anos, em 1967, além de não deixar herdeiros, não designou um sucessor para dar continuidade ao seu método. Mesmo assim a marca foi registrada e gerou um processo que se arrastou por muitos anos. Em 20/10/2000, a corte Federal de Nova York, através da Juíza Drª. Mirian Goldman Cedarbaum tornou nulas as marcas registradas pelo The Pilates Studium, tornando Pilates um nome de uso público.

Atualmente, o método pilates tornou-se popular em todo o mundo. É praticado por pessoas com as mais diversas formações, embora ainda tenha um apelo particular para dançarinos, atores e outros artistas que trabalham com o corpo. A filosofia da boa forma física divulgada por Pilates tem algo a oferecer a todos, não importando a idade ou a habilidade física, em particular àqueles que desejam desenvolver flexibilidade e tônus muscular.

  • Encontre a motivação para praticar Pilates
  • Pilates pode ser praticando com métodos modernos
  • Radiofrequência

  • Wilma Rodrigues Montes 
    é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard e em Dermato Funcional

    ACESSA.com - A hist?ria do criador do M?todo Pilates