Obras liter?rias indicadas no vestibular


Dicas para que a leitura seja agrad?vel e compreensiva

S?lvia Zoche
05/05/04

A professora Maria Laura Muller d? dicas de como aproveitar bem a leitura. Veja tamb?m algumas indica?es de leitura para o Vestibular

Ou?a! Leia! Leia!

Maria Laura Muller da Fonseca e Silva O segundo semestre se aproxima. A impress?o ? que existe pouco tempo para ler todas as obras de literatura indicadas para o Vestibular. Isso sem contar as outras mat?rias que devem ser estudadas. Mas n?o existe motivo para apavoramento.

A professora e especialista em Teoria da Literatura, Maria Laura Muller da Fonseca e Silva (foto ao lado), d? aula em tr?s cursinhos pr?-vestibulares de Juiz de Fora. Ela explica que ? fundamental a leitura de todos os livros indicados. E cada livro pode ser lido uma ?nica vez, mas alerta: "? importante que o aluno esteja concentrado na leitura para que n?o perca os fatos da narrativa".

Perfil de tradi??o

As obras liter?rias s?o escolhidas por uma banca que analisa o conhecimento do aluno, como os estilos de ?poca, o estilo individual do autor e a interpreta??o de texto. Segundo a professora Maria Laura, o perfil da banca da UFJF ? voltado para a interpreta??o de texto. "O aluno tem que compreender o que est? lendo e n?o se prender somente ao estilo liter?rio", aconselha a professora. Al?m disso, a UFJF valoriza os can?nicos, os autores de tradi??o liter?ria.

Os professores de cursinhos d?o as dicas aos vestibulandos, avaliando as provas dos anos anteriores. "Como no vestibular passado a banca da UFJF enfatizou a poesia, no vestibular de 2005 ? prov?vel que se d? mais destaque aos livros", diz Maria Laura. Outro fator que deve diferenciar a abordagem Divulga??o das obras na prova de 2005, foram as severas cr?ticas das quest?es passadas. "No vestibular passado foi cobrada a leitura de 18 livros. O aluno se esfor?a para guardar diversas informa?es. Chega na hora da prova e s?o cobradas quest?es de apenas tr?s livros".

Entre as 12 obras exigidas pela UFJF, a professora Maria Laura avalia o livro Levantado do ch?o (imagem ao lado), de Jos? Saramago, como o mais complexo por exigir uma certa no??o sobre a hist?ria recente de Portugal e do estadista Salazar. "Al?m disso, a linguagem de Jos? Saramago ? diferente, porque n?o usa as regras de pontua??o. ? uma leitura pesada, mas como ganhou o Nobel de Literatura, est? entre os indicados", diz a professora.

Estilo de ?poca e autor

Nas faculdades particulares da cidade como UNIPAC, Vianna J?nior, Granbery e Est?cio de S?, a professora diz que normalmente n?o s?o exigidos livros. As institui?es pedem a identifica??o de textos formais, estilos em verso e prosa, g?nero, entre outras especificidades de texto liter?rio. Mas a professora lembra que "nada impede que livros mais conhecidas, que foram estudados na escola sejam cobrados".

No CES/JF s?o cobrados alguns livros. A lista ? mantida igual por cerca de tr?s anos. "Como a listagem foi mudada o ano passado, creio que no vestibular do meio do ano ser?o exigidas as mesmas obras", diz Maria Laura. Nas outras institui?es particulares da cidade, a professora ainda n?o tem informa?es sobre as provas.

Na UFMG, a cobran?a dos livros privilegiou os autores contempor?neos e, provavelmente, com quest?es mais voltadas para interpreta??o de texto. "A lista ? bem voltada para os autores ? margem da tradi??o. Dessa vez, a universidade n?o exigiu os can?nicos". Entre os livros indicados est? A roda do mundo, do poeta juizforano e professor do departamento de Letras da UFJF, Edimilson de Almeida Pereira, em parceria com Ricardo Aleixo. A professora Maria Laura, que teve aulas com o professor e poeta, s? tem elogios. "Ele ? excelente professor, poeta e uma ?tima pessoa".

Em outras universidades, como a Universidade Federal de Vi?osa (UFV) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a lista de obras ainda n?o foi confirmada. "As quest?es avaliam mais a rela??o entre estilo e autor, do que interpreta??o de texto", diz a professora.

Leia mais:

  • Dicas para uma boa leitura
  • Indica?es de livros de algumas institui?es universit?rias
  • Confira o resumo da obra A hora e a vez de Augusto Matraga