• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    JF Sabor pretende resgatar as lembranças através do paladar

    O festival, que inicia as atividades nesta terça-feira, terá 65 estabelecimentos participantes, com 59 pratos concorrentes

    Andréa Moreira
    Repórter
    4/9/2012

    Com o tema Sabores da Memória, a 12ª edição do JF Sabor pretende trazer à tona lembranças de tempos agradáveis, revividos pelo sabor de uma comida. "O tema é a baliza de criação de cada prato. Quando um chef ou um cozinheiro cria um prato ele utiliza a sua memória gustativa. Por isso, usamos este tema, pois acreditamos que o sabor faz recordar e resgatar lembranças boas," define o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Henrique Miranda.

    O festival, que inicia as atividades nesta terça-feira, 4 de setembro, terá 65 estabelecimentos participantes, com 59 pratos concorrentes. Entretanto, as opções de carnes, massas e sobremesas, chegam a 80 variedades, como explica Miranda. "Existem mais estabelecimentos que pratos, porque alguns possuem filiais. Também existe alguns locais que irão servir o prato principal e a sobremesa, mas neste caso contaremos como se fosse uma única iguaria."

    Outra novidade desta edição é a competitividade, como destaca o diretor executivo da Abrasel. "Como a população de Juiz de Fora sempre teve esta expectativa de competição no JF Sabor decidimos que seria mais um atrativo para o evento." Os pratos terão avaliação popular e também de uma comissão formada por três especialistas. Além disso, a organização do evento está preparando uma surpresa para os estabelecimentos vencedores. "A Funalfa [Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage] está criando um prêmio, que está ficando muito bonito e, acredito que irá agradar a todos."

    Eventos paralelos

    O JF Sabor conta, também, com eventos paralelos, que este ano apresenta uma programação mais diversificada. Entre os dias 10 e 22 setembro, haverá a Exposição fotográfica, com imagens de pratos de outras edições do festival. A mostra do fotógrafo Kempton Vianna será realizada em tecido, no tamanho 1,0 x 1,5m. Este evento ocorre em frente ao Cine Theatro Central.

    Nos dias 20 e 21 de setembro, a praça Antônio Carlos será o palco para o JF Sabor na Praça, o qual irá sediar oficinas de gastronomia, promovidas pelo setor de alimentação fora do lar. Também no local, no dia 22 de setembro, os estabelecimentos participantes do festival irão comercializar miniporções dos pratos e sobremesas, a preços simbólicos, com o intuito de popularizar a gastronomia. E no dia 29 de setembro, a partir das 14h, ocorre a Chopparatona. O evento, realizado em parcerias com atletas locais, é uma corrida de rua em que os participantes realizam paradas de cerca de 30 minutos em seis bares e restaurantes predefinidos. Os estabelecimentos funcionam como postos de hidratação, onde são servidos chopps. Durante o percurso, haverá sorteio de brindes e carros de som. A edição 12º do JF Sabor ocorre até o dia 14 de outubro. Confira, abaixo, os pratos participantes do evento.

    Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa Sobremesa
    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.