Samuel Cotta Samuel Cotta 19/11/2013

Veja os aplicativos essenciais para smartphones

smarthephoneO uso de smartphones cresce exponencialmente, portanto este artigo abordará os principais aplicativos, com objetivo de aproveitar os diversos recursos disponíveis no mercado.

Primeiramente, deve-se proteger seu celular com um software antivírus. Das opções disponíveis, recomendo o uso do avast! Free Mobile Security, pois além de ser gratuito, tem uma boa reputação no Google Play (5 estrelas), além disso, possui um recurso excelente de anti-thief (anti-furto). Neste sistema você cadastra um celular alternativo para envio do número caso alguém coloque outro chip em seu aparelho. Portanto, poderá ajudar em uma possível recuperação do celular roubado. Neste caso, especificamente, vale investimento em pagar uma licença, para ainda ficar ainda mais protegido. (http://www.avast.com/pt-br/free-mobile-security)

Outro aplicativo importante de comunicação é o WhatsApp, ele surge como "concorrente" do Facebook Messenger, porém é bem mais aceitável entre os usuários, pois mistura sms com Messenger (sem gastar), além disso sincroniza os contatos do seu celular e você pode mandar recursos como vídeos e fotos de maneira mais simples. Lembrando que o Facebook Messenger é gratuito, e o WhatsApp é gratuito apenas para teste. Então o ideal é manter os dois (http://www.whatsapp.com/download/?l=pt_br / ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.facebook.orca&hl=pt_BR).

Conforme já mencionado aqui no Portal ACESSA.com, outro aplicativo essencial é o WayTaxi, que já conta com grande adesão de usuários em Juiz de Fora e no Brasil. Você pode escolher o modelo do táxi, se aceita cartão, entre outros, tudo de forma dinâmica e interativa (http://www.waytaxi.com/web/).

Redes Sociais já vêm instaladas em muitos smarthphones, porém as mais usadas são: Twitter (uma novo conceito de blog), Facebook (dispensa comentários), FourSquare (pesquise faça check-ins em estabelecimentos usando o GPS do celular). 

Leitores de códigos de barras e QRCodes são importantes para realizar pagamentos pelo celular e decifrar mensagens escondidas, respectivamente. Cigam Boletos é uma solução para leitura de código de barras e QrDroid para leituras de QRCodes.

Aplicativos financeiros são muito utilizados e cada instituição tem seu sistema de gerenciamento financeiro para dispositivos portáteis. Deve-se tomar cuidado com a segurança em seu uso, evitando, por exemplo, em redes abertas e sem criptografia.

Vimos, portanto os aplicativos mais usados e algumas recomendações. É evidente que de acordo com o perfil do usuário alguns aplicativos são mais relevantes do que outros. O importante é sempre ao baixar um aplicativo verificar sua reputação, comentário de usuários e instituição desenvolvedora e ficar atento na segurança para evitar problemas.


Samuel Cotta é Analista de sistemas, pós-graduado em Gerências de Projetos e em Engenharia de Software, atuando na área de desenvolvimento web desde 2009. Leciona aulas particulares de informática, tendo experiência também como técnico de informática. Membro da Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores (ABRAWEB).

ACESSA.com - Veja os aplicativos essenciais para smartphones