Samuel Cotta Samuel Cotta 5/02/2014

Dicas tecnológicas para turbinar seu estudo para concurso

Aplicativos ConcursosAtualmente pode-se observar um aumento significativo no número de interessados em ingressar na carreira pública o que, logicamente, aumenta a competitividade. Existem diversos cursos preparatórios, porém, devido à necessidade de mobilidade e praticidade, o mercado está cada vez mais disponibilizando recursos e ferramentas (aplicativos) que auxiliam na preparação para esses exames. O que nos possibilita estudar em filas ou, até mesmo, dentro de um ônibus.

Vou apresentar então os sites e aplicativos que trabalham com a disponibilização de questões online (você precisa de uma conexão com a Internet) e os aplicativos que funcionam offline (sem necessidade conexão), o que é uma forma de praticar interessante, pois "é exercitando que se aprende".

Questões de concursos: Uma excelente ferramenta, atualizada frequentemente, com ela você poderá filtrar as questões, "como quiser" (por banca, ano, disciplina, cargo, questões com comentários de professor...), enfim leque de opções. Além disto, você poderá criar minisimulados, adicionar amigos, realizar provas online, entre outros recursos. O site conta com o limite de resolução de 10 questões por dia (plano gratuito) e por uma pequena quantia por mês você tem acesso ilimitado. Outros recursos relevantes são as estatísticas de questões e comentários da própria comunidade de concurseiros que geram uma pontuação na página.

Tánamão: Ferramenta gratuita disponível para dispositivos Android e Iphone funciona no mesmo molde do site acima, porém registram o tempo de estudo.

Gabaritar: Sistema gratuito que possui plano de estudos com estatísticas como horas planejadas x horas estudas, montagem de simulados e notícias a respeito de concursos.

Aprovado: Possui registro de tempos por disciplinas com gráficos estatísticos e sincroniza seus dispositivos com o site caso possua uma conexão com a internet.

Tuctor: Aplicativo com foco no planejamento de concurso. Seu diferencial é montar plano de estudos de acordo com as disciplinas e com suas relevâncias. Com o complemento Tuctômetro, registra os tempos de estudo. Ideal para disciplinar seus estudos e criar um planejamento que deve ser seguido a risca.

Tanamão Jurídico (Android | Iphone), Ijuris pro: Específicas da área de direito, além de concurso podem auxiliar na preparação para o exame da OAB.

Por fim, foram apresentados recursos de planejamento e de prática na preparação para concursos públicos. Eles auxiliam na preparação e possuem resultados satisfatórios devido à exigência de inovação do mercado moderno que contam com diferentes dispositivos móveis como tablets e smartphones.


Samuel Cotta é Analista de sistemas, professor, pós-graduado em Gerência de Projetos em Engenharia de Software.Atuando na área de desenvolvimento web desde 2009. Possui experiência também como freelancer no desenvolvimento de sites e sistemas web e como técnico de informática. Membro da Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores (ABRAWEB).

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.