Adilson Almeida Adilson Almeida 4/1/2012

Internet sem Google e Facebook?

ImagemEm protesto contra a nova lei que tramita no Senado americano, conhecida como Stop Online Piracity Act (Sopa), os sites Google e Facebook, dentre outros, ameaçam bloquear as atividades durante um dia.

Para quem sempre achou que isso nunca iria acontecer, o dia pode estar chegando. Imagine agora você acessando a internet sem acessar os serviços da Google e do Facebook.

A SOPA é uma lei antipirataria. Se aprovada, irá responsabilizar os sites por todo o conteúdo pirata que for postado por seus usuários. A pena pode ser o bloqueio da página ou até mesmo a prisão dos responsáveis.

Obviamente, o projeto da lei é fortemente apoiado pelas indústrias musicais e de cinema. Há muito tempo, elas tentam acabar com a pirataria e a distribuição gratuita de seus produtos, mas não têm muito o que fazer.

Convenhamos que isso praticamente é impossível. Eu só não digo que é impossível, porque no mundo da informática tudo é possível. Mas imagine que os sites lancem metodologias para "banir" usuários que disponibilizam ou divulgam conteúdo pirata. Seria realmente eficaz? Em meu ponto de vista, a lei não vai adiantar, só irá prejudicar as empresas que facilitam a vida de muita gente, por meio de suas páginas.

A data do protesto ainda não foi divulgada, mas as empresas já estão analisando a proposta e poderão colocar em prática, caso as autoridades americanas continuem considerando a aplicação da lei.

Mais artigos

Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Analista de Suporte Jr. participando da implantação do sistema SIGA Saúde na cidade de Juiz de Fora. Participante ativo do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.

ACESSA.com - Google e Facebook amea?am bloquear atividades durante um dia