O ponto fraco do l?der centralizador

Por

O ponto fraco do l?der centralizador
 Carolina Lopes 22/10/2015

O ponto fraco do líder centralizador

Apesar das taxas de sobrevivência das pequenas empresas no Brasil estarem aumentando de acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo SEBRAE, ainda são muitas as empresas abertas que fecham as portas até o quinto ano de vida.

Muitos empresários afirmam que os motivos são: a alta carga tributária, os juros abusivos, as mudanças repentinas no cenário econômico e nas regras de mercado e a dificuldade de acesso ao crédito.

Mas, não se pode jogar toda a culpa no governo e no mercado sem antes levar em consideração a má gestão empresarial. O planejamento já foi citado várias vezes como garantia de sucesso de um empreendimento. Porém, pouco se fala que a má gestão pode também estar relacionada diretamente com o tipo de liderança do negócio.

Um líder centralizador, que tem dificuldade de delegar e buscar auxílio quando necessário pode levar o empreendimento a fechar as portas. Por isto, não se deve deixar para fazer amanhã o que é necessário ser feito hoje. Muitas das vezes é necessário um apoio de uma equipe multidisciplinar para auxiliar este líder a tomar certas decisões e dar um novo rumo para o negócio.

Reconhecer que o negócio não vai bem e precisa ser remodelado é o primeiro passo. Mas muita das vezes um empresário de uma pequena empresa que acumula várias funções, sozinho não consegue fazer esta reestruturação em seu negócio.

Então, antes de encerrar as atividades o empreendedor deve avaliar a possibilidade de buscar ajuda com profissionais qualificados para manter seu empreendimento de forma saudável.


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.