Juiz de Fora - MG

João do Joaninho renuncia ao cargo de vereador em Juiz de Fora

Investigado por cinco crimes, parlamentar alega razões familiares e pessoais em carta de renúncia

Lucas Soares
Repórter
17/07/2015

O vereador João Evangelista de Almeida, o João do Joaninho (DEM), acusado de envolvimento em crime ambiental em junho e investigado por cinco crimes pela Polícia Civil, entregou o cargo de parlamentar que ocupa em Juiz de Fora na noite da última quinta-feira, 16 de julho, à Presidência da Câmara.

Na manhã desta sexta-feira, 17, o parlamentar oficializou sua renuncia com uma carta, entregue pelo seu advogado ao presidente da Casa, Rodrigo Mattos (PSDB), alegando razões familiares e questões de saúde para a dispensa, em virtude das acusações que vem sofrendo.

Segundo garantiram pessoas ligadas à Câmara, a Comissão de Ética e do Decoro Parlamentar, composta pelos vereadores José Mansueto Fiorilo (PDT), Nilton Militão (PTC) e Oliveira Tresse (PSC), iria abrir processo de cassação contra Joaninho, o que também motivou o pedido de renúncia. Como nenhum vereador iria se indispor perante à sociedade e votariam pela saída do vereador, o democrata perderia os direitos políticos pelos próximos oito anos. Com a renúncia, o processo será extinto e os direitos políticos preservados, permitindo uma possível candidatura, incluindo em 2016, caso não seja condenado pela justiça comum.

João do Joaninho foi eleito para o seu terceiro mandato como vereador em 2012 com 4.230 votos, sendo o quarto mais votado na cidade, e ocupava a 2ª vice-presidência do Legislativo desde fevereiro de 2015. Após ter seu nome envolvido no escândalo que culminou em sua renúncia, durante as investigações da Polícia Civil, o parlamentar havia se afastado do cargo de presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito, Meio Ambiente e Acessibilidade da Câmara e negou envolvimento na única entrevista coletiva que deu, chegando a chorar na ocasião. Com a saída confirmada, a cadeira deverá ser ocupada pelo ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Juiz de Fora, José Laerte Barbosa (PSDB), primeiro suplente na coligação PSDB/DEM.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.