• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
      Sexta-feira, 31 de julho de 2009, atualizada às 16h

    Nova secretária de Saúde deve tomar posse na próxima semana

    Guilherme Arêas
    Repórter

    O prefeito Custódio Mattos convidou a farmacêutica e bioquímica Maria Ruth dos Santos (foto) para ocupar o cargo de secretária de Saúde do município, em substituição a Eunice Dantas, que anunciou sua saída esta semana, alegando impossibilidade de conciliar as atividades profissionais como médica e as tarefas da Secretaria. A nova secretária deverá ser empossada na próxima semana. Maria Ruth trabalhou na Secretaria de Saúde entre 1994 e 1996, durante a primeira administração de Custódio.

    A nomeação da nova secretária depende ainda de acertos com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão em que Maria Ruth ocupa o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária desde abril de 2005.

    Enfatizando que ainda não poderia responder oficialmente pela pasta, Maria Ruth considerou como grande desafio à frente da secretaria a garantia de acesso dos pacientes ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora. "O SUS é um conjunto de ações que envolve tanto a prestação de serviço próprio quanto no setor privado, e lida com muitos recursos tecnológicos, humanos e materiais. O objetivo é colocar isso tudo para funcionar a favor da saúde das pessoas do município e da região", espera.

    A nova secretária também garantiu a continuidade do foco nas ações da atenção básica à saúde. "Outro grande desafio é colocar a atenção primária - se é que a atenção básica é a porta preferencial em Juiz de Fora - para funcionar efetivamente como nossa porta de entrada, com a qualificação dessa rede e abrindo a porta para que as pessoas caminhem para os outros níveis do sistema."

    Mesmo morando no Rio de Janeiro há pouco mais de dois anos, Maria Ruth garante que vem acompanhando as informações sobre a superlotação no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Geraldo Teixeira (HPS), agravada pelo acautelamento de presos encaminhados pela Justiça. "A secretária anterior e o próprio prefeito já estão conversando com o Estado sobre a situação dos presos no HPS. Antes, eu preciso saber a quantas anda essa conversa. O fato é que essa questão vai ocupar a nossa agenda e precisa ser resolvida."

    Além desses problemas, Maria Ruth ainda terá que lidar com situações como o descumprimento por parte da PJF de mandados de segurança para aquisição de remédios, a grande procura de pacientes de outros municípios por atendimento médico-hospitalar em Juiz de Fora e os possíveis casos de gripe suína que a cidade venha a confirmar.

    Formação profissional da nova secretária

    Maria Ruth dos Santos é graduada em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Doutorado em Saúde Coletiva (Área de Concentração: Política, Planejamento e Administração em Saúde) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Saúde Pública (Planejamento e Administração em Saúde), pela Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública e se especializou em Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde, pela mesma Fundação. Já atuou como professora em várias universidades (inclusive a UFJF) e em atividades de projeto e consultoria na área de Saúde.

    Maria Ruth dos Santos trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora (1994/1996), na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e desde abril de 2005 exerce o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    Informações: PJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.