• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Terça-feira, 22 de junho de 2010, atualizada às 13h

    Vinte médicos para suprir a demanda do município

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração

    Nesta terça-feira, 22 de junho, 20 novos médicos comprovaram titulação no processo seletivo empreendido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a fim de suprir o alto déficit de profissionais da saúde no município. Os médicos vão atender a 23 especialidades, já que três comprovaram para duas (confira abaixo tabela com os cargos detalhados). De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), ainda não há definição sobre o período efetivo de contratação e início das atividades.

    Os locais onde esses profissionais serão alocados também não foram definidos pela administração, que aguarda a convocação, o que, segundo a SARH, deve ocorrer ainda esta semana. No entanto, segundo informações da Secretaria de Saúde (SS), a prioridade segue em maior grau para a Regional Norte (Policlínica de Benfica), Regional Leste e Hospital de Pronto Socorro (HPS).

    Em relação à Atenção Primária e Secundária - Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e atendimento especializado, como Pan Marechal - as prioridades não foram explicitadas. No entanto, segundo a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Lucy Monteiro Mayer, a região Oeste de Juiz de Fora é a área que atualmente merece maior observação em relação à atenção primária, portanto, com mais chances de receber médicos do PSF. "A região Oeste demanda maior necessidade de estruturação para receber o programa Estratégia em Saúde da Família, especialmente os bairros Santos Dumont e São Pedro."

    Ainda segundo a subsecretária, as Uaps têm grande importância para a saúde da população, já que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). "Depende dela a boa qualidade de atendimento, promoção e prevenção de doenças, evitando, assim, o estrangulamento do setor de urgência e emergência", explica.

    Divisão de cargos
    Médicos Especialidade Categoria
    4 Pediatria Clínica
    1 Psiquiatria Clínica
    1 Radiologia Clínica
    1 Cirurgia Plástica Urgência a Emergência
    1 Intensivista Urgência a Emergência
    2 Neurologia Urgência a Emergência
    3 Psiquiatria Urgência a Emergência
    1 Sistema de Atendimento Pré-escolar Urgência a Emergência
    2 PSF PSF
    3 Radiologia/Imagenologia Clínica/UE
    1 Pediatria Clínica/UE

    FONTE: SARH

    Atenção à zona Norte

    Em relação às verbas para reformas e construção de novas Uaps, divulgadas pelo ACESSA.com, Lucy acrescenta que as próximas áreas contempladas com novas unidades serão os bairros de Dom Bosco e São Pedro. Sobre a atenção crítica às Uaps de Barreira do Triunfo, São Judas Tadeu e Jardim da Lua, questionadas pelo secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos, e pela presidente do conselho regional de saúde de alguns bairros da Zona Norte, Leila Ribeiro, Lucy concorda que elas também merecem observação. "Essas unidades carecem, sim, de manutenção e reforma e, neste sentido, está sendo realizado um levantamento arquitetônico para priorizar as ações. São Judas e Jardim da Lua, inclusive, estão incluídos na programação para 2010." 

    Novos editais

    Além da convocação para os editais já encerrados, novos editais estão em aberto na SARH. Os cargos são os mesmos especificados nos editais anteriores. O prazo para inscrições se encerra no dia 28 de junho e poderão ser feitas no site oficial da PJF. Para efetivar a inscrição, o candidato deve preencher e transmitir corretamente todos os dados do formulário. O candidato deve observar rigorosamente as informações contidas nos documentos respectivos, que posteriormente serão solicitados para validação dos títulos. A inclusão de qualquer informação que não esteja de acordo com os documentos comprobatórios, determinará a exclusão do candidato do processo admissional.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.