Como surgiu a internet?

Atualidades sobre Tecnologia

Marcos Dalamura Marcos Dalamura 16/08/2019

Caros leitores do Portal ACESSA.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, ex-professor universitário, webmaster e um entusiasta de tecnologia. Mensalmente teremos um encontro aqui no Portal ACESSA.com, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara.

Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, onde mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

Como surgiu a Internet?

Na coluna deste mês vou falar um pouco sobre a história da Internet. Atualmente usamos a Internet para quase tudo. Você já parou para pensar como surgiu a mesma?

Antes de entrarmos na história propriamente dita, vou tentar definir o que é a Internet. Uma definição mais formal pode ser resumida como uma rede de computadores, de abrangência mundial e pública, através da qual estão conectados milhões de equipamentos de computação localizados em todas as partes do mundo.

A Internet interliga várias redes de computadores (instituições educacionais, governamentais, comerciais, etc). A maior parte dos equipamentos conectados à Internet são os Smartphones (muito utilizados para acesso às redes sociais), além dos computadores pessoais e servidores, utilizando Sistemas Operacionais Windows ou Unix/Linux, que provêem serviços como envio e recebimento de mensagens por e-mail, acesso a informações disponibilizadas como páginas WEB, compartilhamento de arquivos, jogos on-line, dentre outros.

Como muitos outros avanços tecnológicos da humanidade, a origem da Internet está em pesquisas motivadas pelas guerras. No período conhecido como ‘Guerra Fria’, entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, os militares americanos temiam que um ataque soviético pudesse ser realizado tendo como alvo uma central de informações, o que comprometeria todas as bases de dados americanas. Desta forma, iniciaram um projeto para descentralizar suas bases de dados, e que as informações estivessem compartilhadas entre elas, pois no caso da destruição de uma dessas bases (como o Pentágono, Centro de Inteligência Norte-Americana), os dados continuariam existindo e disponíveis.

Em 1969 surgiu a primeira transmissão de dados através desta rede, a ARPANET (sigla de Advanced Research Projects Agency Net), que transmitia os dados através do chaveamento de pacotes, onde as informações são transmitidas em pequenos pacotes, contendo os dados, informações de como chegar ao destinatário e como remontar um mesmo dado contido em vários pacotes.

Com a diminuição da tensão entre EUA e URSS na década de 70, decidiu-se dividir a ARPANET em duas, a fim de facilitar seu gerenciamento. Um dos grupos foi batizado de MILNET, e continuava sob controle exclusivo dos militares, e o outro, que inicialmente continuou a se chamar de ARPANET, que conteria todas as localidades não-militares.

A nova ARPANET começou a ser utilizada por pesquisadores e alunos de universidades, como uma ferramenta de troca de informações sobre pesquisas científicas e uma forma de colaboração à distância, mais rápida e barata do que os correios. Crescendo neste ambiente de estudiosos de tecnologia, em pouco tempo surgiram muitas novas aplicações, dentre as quais foram o protocolo HTTP (Hypertext Tranfer Protocol) e o próprio protocolo IP (Internet Protocol) os principais responsáveis por expandir seus horizontes para fora das Universidades, e passar a ser utilizada como ferramenta de comunicação por empresas e usuários domésticos.

Finalmente, em 1991, a empresa Netscape, criadora do navegador WEB de mesmo nome, desenvolveu o protocolo HTTPS, uma versão segura do HTTP, que permitiu a consolidação e crescimento do comércio eletrônico.

Se ainda ficou com alguma dúvida, poste a mesma nos comentários abaixo.

Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.

Marcos Vinícius Celeste Dalamura
dalamura@gmail.com
https://sites.google.com/view/dalamura

ACESSA.com - Como surgiu a internet?